Brincadeiras, teatro e caricaturas

Fim de semana com mais diversão para a criançada na Quinta da Boa Vista

Por O Dia

No fim de semana que antecede o Carnaval, o projeto Agitando no Verão levou arte à Quinta da Boa Vista. No sábado, a animação do teatrinho infantil contagiou a criançada. A peça ‘Toni e Clóvis e os Três Porquinhos’, fez mamães, papais e pequenos darem boas risadas. No domingo, um festival de caricaturas alegrou a todos. “A peça é interativa e vira uma grande brincadeira”, definiu o ator Otto Caetano. O espetáculo conta a história de dois palhaços que se reencontraram após fugirem do circo. O projeto Agitando no Verão é uma parceria do com a operadora de telefonia Vivo e a fabricante de sandálias Gooc.

Crianças prestaram atenção e se divertiram ao assistir a peça ‘Toni e Clóvis e os Três Porquinhos’%2C a história de palhaços que se reencontram após fugirem do circoMaria de La Gala / Agência O Dia

Os irmãos Diana Maria Malta, 8 anos, e Pedro Malta, 2, se divertiram com a priminha Anahi Dantas, 1 ano. “Gostei muito dos palhaços”, disse Diana. Moradora de Japeri, a mãe Daniela da Silva Malta, 29, aprovou.

O organizador da ação André Luiz Vianna, 33, explicou que mais de 50 crianças assistiram a cada apresentação. Houve distribuição de bichinhos feitos com bexigas. A técnica de enfermagem Fernanda Machado Santos, 32, saiu de Nova Iguaçu com os três filhos.

>>> GALERIA: Confira fotos dos eventos

O teatro deu lugar à caricatura digital durante o domingo. As mãos habilidosas dos caricaturistas Marco Souza, 44, e Renato Borges, 28, registraram as expressões de quem passou por lá, como a aniversariante Karine da Silva Oliveira, que completava 11 anos, com um piquenique na Quinta. “É um dos meus presentes!”, diz a garota, que achou o desenho igual a ela. E a mãe da menina já sabe o que fazer com a obra. “Vamos guardar de recordação”, disse a assistente comercial, Fátima Ferreira, 34 anos.

“Nunca fiz nada parecido e adorei! Vai ser bom ter o desenho para recordar”, comentou Márcia Helena Cezário, 49. E Phaloma da Silva, a filhona de 9 anos, concorda. “Fiquei curiosa e gostei muito”, disse. Prestes a completar 90 anos, Celvita Gonçalves ganhou um retrato digital. “Daqui a um mês é o aniversário da minha mãe e teremos essa lembrança”, contou a enfermeira de 56 anos, Zelândia da Silva Oliveira.

Pedro%2C Diana e Anahi saíram de Japeri para se divertir como teatro na Quinta da Boa Vista com a mãeMaria de La Gala / Agência O Dia

Desenho feito no iPad e impresso para o ‘modelo’

O premiado caricaturista Marco Souza, que levou o primeiro lugar na 1ª Bienal Internacional da Caricatura do ano passado, explicou que, para a caricatura digital, são usados programas como Photoshop e Illustrator. “O boom desse trabalho para eventos se deu no ano 2000, mas começou com o ilustrador Guidacce, na década de 90”, contou.

A técnica para desenhos em iPad, como o realizado ontem na Quinta da Boa Vista, foi trazida dos Estados Unidos para São Paulo. “Eu trouxe a técnica para o Rio”, garante. O material é enviado, via wi-fi, do iPad para uma impressora. “Depois, podemos passar a imagem para camisas, canecas, etc. São inúmeras possibilidades”, ensinou Marco Souza, que está há 12 anos no mercado.

As próximas ações serão realizadas no Parque do Flamengo e o Bosque da Barra. Os eventos do Vivo e Grooc são sempre das 10h às 16h.

Reportagem: Larissa D'Almeida