Por thiago.antunes
Publicado 26/10/2013 00:20 | Atualizado 26/10/2013 01:33

Rio - A salada de ritmos que se tornou o Carnaval de rua do Rio ganhará dois novos ingredientes: ‘boybands’ e música judaica. Na carona do Sargento Pimenta, que toca os sucessos dos Beatles, e do Exalta Rei, que desfila ao som de Roberto Carlos, os estreantes New Kids on the Bloco e Rancho Carnavalesco Praça 11 pretendem surpreender os foliões em 2014.

“A gente queria criar um bloco para fazer todo mundo dançar”, contou Bernardo Solon, percussionista e um dos fundadores do New Kids on the Bloco. A ideia, então, foi a seguinte: misturar ritmos brasileiros, como samba e forró, com as letras de músicas de bandas pop.

O bloco já está fazendo sucesso na internet. Grandes hits dos Backstreet Boys, do 'N Sync e do One Direction são tocadas com uma pegada de humor pelos oito integrantes do bloco e já viraram sucesso no YouTube. Além dos instrumentos de percussão, guitarra, baixo, bateria e saxofone vão animar o Carnaval carioca.

O Bloco do Ben faz apresentações com um repertório todo montado com as canções de Jorge Ben JorDivulgação

Já quem acha que música judaica não dá samba está enganado. Os quatro integrantes do Praça XI garantem que o ritmo é tão animado quanto as batucadas brasileiras. Eles readaptaram as músicas do Leste Europeu para o samba e para a bossa nova. “A ideia surgiu no início do ano, quando o Ricardo (saxofonista) resolveu pegar o acervo de partituras do avô, que era um músico polonês”, disse Daniel Grosman, que também é saxofonista.

O curioso é que até o nome do bloco faz referência à cultura judaica. A Praça 11 foi o local onde os poloneses moraram quando vieram para o Brasil fugidos da Segunda Guerra Mundial. Para quem não curte pular Carnaval de rua, existe a alternativa de dançar ao som do Bloco do Ben. Há cerca de um ano, os 15 integrantes fazem shows com releituras de música pouco conhecidas de Jorge Ben Jor. Mas a promessa é a mesma de qualquer bloco: animar a galera.

Lista de escolhidos sai no fim do ano

As inscrições para novos blocos se encerraram no dia 30 de setembro. A Riotur pretende divulgar no fim do ano a lista oficial dos que vão poder desfilar no Carnaval. No ano passado, 583 se inscreveram, mas apenas 492 saíram para as ruas.

O New Kids on the Bloco faz paródia à banda de música pop americana Divulgação

Antes da “peneira”, neste fim de semana, o ritmo dos estreantes poderá ser conferido. Neste sábado, às 23h,o New Kids on the Bloco se apresenta no Teatro Rival. Neste domingo, às 14h30, o Rancho Carnavalesco Praça XI realiza seu primeiro ensaio aberto ao público. A entrada é franca, no Teatro da Hebraica Rio, em Laranjeiras. Já no dia 9 de novembro, o Bloco do Ben toca às 23h na Casa Rosa, no mesmo bairro.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias