CD com sambas do Grupo Especial chegará às lojas no dia 26

Pela primeira vez, público poderá conhecer bastidores das gravações através de DVD, que será vendido separadamente

Por O Dia

Rio - Faltando 111 dias para o Carnaval 2014, o ritmo de trabalho nas agremiações do Grupo Especial é bem intenso. E se você é apaixonado pelas escolas já pode se preparar para aprender e decorar os sambas-enredos que vão sacudir a Marquês de Sapucaí no ano que vem, quando o Sambódromo completará 30 anos. O tradicional CD produzido pela Liesa com os sambas já está pronto e chegará às lojas no dia 26 de novembro.

Pela primeira vez na história, o público poderá ver os bastidores da gravação em DVD, que estará disponível a partir do dia 3 de dezembro e será vendido separado. O lançamento oficial será realizado em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, na Cidade do Samba, com festa só para convidados.

Cantor Xande de Pilares vibra com Dudu Botelho, Miudinho e seus parceiros durante gravação da faixa do Salgueiro. Escola da Tijuca levou mais de mil pessoas da comunidade para registro do coro Alex Nunes / Divulgação

Produtor executivo do CD há 42 anos, Zacarias Siqueira de Oliveira, diz que o resultado "ficou fantástico" e vai "agradar a todos". "O CD ficou muito bom e o DVD também. Acho que será uma surpresa para muita gente e tem tudo para deixa todos os sambistas emocionados. O nível dos sambas está superior ao do ano passado e acho que algumas obras vão se destacar muito", analisa o veterano Zacarias, que aos 82 anos, também acumula o cargo de vice-presidente da Liesa.

Para o cantor Elymar Santos, um dos autores da composição da Imperatriz Leopoldinense, a faixa da escola tem tudo para se destacar no disco. O enredo conta a trajetória de Zico. "Quando decidi participar da disputa, queria que a Imperatriz desfilasse com um samba popular e marcante. Queria que a escola sentisse o gostinho de ser popular, e acho que esse samba pode marcar minha carreira. Tenho certeza de que todo mundo vai cantar na Avenida, até quem não gosta da Imperatriz", aposta o cantor, que participa do DVD e do CD cantando um trecho da introdução.

Cantor Elymar Santos acompanhou a gravação do CD e DVD do Grupo EspecialDiego Mendes / Divulgação

Estreante como compositor de samba de enredo, Elymar vai além na dose de otimismo e diz que a agremiação de Ramos pode fazer história. "Não se canta mais samba de carnaval nos bailes e festas. Faço muitos show e eventos e as pessoas só conseguem acompanhar os mais antigos. Acho que podemos resgatar isso no desfile e depois dele também. Tem tudo para ficar na memória do público", exalta.

Dudu Nobre, que integra a parceria vitoriosa na Mocidade Independente, divide a faixa com o intérprete Bruno Ribas. Campeão no Salgueiro pela primeira vez, Xande de Pilares integra o time de puxadores da Academia do Samba pelo segundo ano ao lado de Quinho, Leonardo Bessa e Serginho do Porto.

Os veteranos Laíla e Mario Jorge Bruno dividem a produção do álbum. Segundo a Universal Music, responsável pela distribuição, o preço médio do CD será R$ 19,90 e do DVD, R$ 29,90. No entanto, o valor pode variar de loja para loja. Nos anos 80, o disco bateu recordes e chegou a vender mais de 1 milhão de cópias. Em 2013, o CD vendeu aproximadamente 130 mil unidades.

Bruno Ribas e Dudu Nobre dividem a faixa da Mocidade Independente de Padre Miguel. Na imagem%2C os dois aparecem no estúdio da Companhia dos Técnicos, em Copacabana, onde o disco foi gravadoDiego Mendes / Divulgação

DVD com explicações dos enredos

Filmado em HD, com imagens de sete câmeras, o DVD - com 1h27 de duração - capta toda a emoção dos shows dos compositores, intérpretes, ritmistas e dos cerca de 8 mil componentes das escolas que lotaram a praça central da Cidade do Samba nas gravações ao vivo. Para fazer bonito do coro, o Salgueiro levou 1.050 pessoas para o registro e coloriu o local de vermelho. A Grande Rio foi mais além e lotou o espaço com 1.000 sambistas.

Casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas e Velha Guarda também participam. Nos extras, carnavalescos dão pequenas explicações sobre os enredos de Vila Isabel, Beija-Flor, Unidos da Tijuca, Imperatriz, Salgueiro, Grande Rio, Portela, Mangueira, União da Ilha, São Clemente, Mocidade e Império da Tijuca.

"Muita gente não tem noção de como os sambas são gravados. Antes fazíamos esse DVD só para a Liesa, para guardar no nosso centro de memória. A ideia de comercializar é para que o público possa conhecer melhor o trabalho de sua escola do coração", completa Zacarias.

Boni%2C tema da Beija-Flor%2C aparece no DVD. Ele acompanhou gravação da escola na Cidade do SambaDiego Mendes / Universal Music / Divulgação