Por raphael.perucci

Rio - Após um desfile de superação em 2013, na Série A, a Unidos do Porto da Pedra une esforços para voltar a brilhar na Sapucaí. Ao completar um ano à frente a escola, o presidente Fabio Montibelo aposta no trabalho de equipe e no planejamento para obter sucesso.

"Quando assumi a Porto da Pedra vi uma escola totalmente entregue e desestimulada. Fui o quarto presidente em um ano e a comunidade estava descrente, já aceitando a derrota. Consegui, com o apoio dos membros mais antigos e pessoas que realmente estavam dispostas a arregaçar as mangas, colocar em 28 dias, o carnaval na rua. Fizemos uma apresentação digna, mas ali mesmo, no dia do desfile, prometi para a minha comunidade que 2014 seria diferente, que iríamos dar a volta por cima", analisa.

Sem dar férias à equipe após assumir, em dezembro de 2013, Fabio iniciou o planejamento para o Carnaval de 2014. Apostando na comunidade, ele vem investindo nos talentos da própria escola. Grande parte dos preparativos para o desfile é feita no galpão localizado na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, onde o Tigre vem preparando todas as fantasias. Baianas e chefes de ala se uniram ao projeto de carnaval idealizado pelo carnavalesco Leandro Valente.

Fabio Montibelo (D) posa com o intérprete Anderson PazRicardo Almeida / Divulgação

Parcerias firmadas

Com parcerias firmadas com a Amebras e com o apoio de empresários da região, o presidente pretende ampliar o trabalho no galpão. "São Gonçalo é o segundo colégio eleitoral do Estado, e o Carnaval é uma festa que movimenta milhões em mídia, exposição cultural e uma porta aberta para o mundo. Nossa festa é transmitida para 180 países e somos a única agremiação que representa o município nesta festa. Seria ótimo que a prefeitura nos apoiasse pois o carnaval também pode trazer bons resultados para a região. Hoje temos um projeto social para ter inicio logo após o carnaval, o que trará mais oportunidades de capacitação profissional a jovens e adultos. A Porto da Pedra vem representando culturalmente um município fechado para a modernização", explica.

Em 2014, a Porto será a quinta agremiação a desfilar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de carnaval, dia 28 de fevereiro, apresentando o enredo "Majestades do Samba: os defensores do meu pavilhão", do carnavalesco Leandro Valente. O tema contará a origem e a história do bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Você pode gostar