Porto da Pedra: Carlinhos de Jesus tira as medidas do figurino para desfile

Coreógrafo, que viverá porta-bandeira pioneira, aproveitou para anunciar o nome de seu par na avenida

Por O Dia

Rio - Faltando pouco mais de um mês para o desfile, a Porto da Pedra viveu um momento importante na tarde desta terça-feira. Convidado especial da escola, o coreógrafo Carlinhos de Jesus recebeu a equipe da agremiação para tirar as medidas de seu figurino. Carlinhos viverá Ubaldo, o primeiro porta-bandeira da história do carnaval. O enredo lembrará que, nos primórdios, homens empunhavam o estandarte das escolas.

O figurino idealizado pelo carnavalesco Leandro Valente será confeccionado pela estilista Paula Oliveira, que fará sua estreia no Carnaval. "Para mim o desafio maior será carnavalizar o figurino do Carlinhos aliando a masculinidade à elegância e brilho de um figurino de porta-bandeira. A concepção foi feita com o Leandro, .discutida comigo e aprovada pelo Carlinhos, ou seja, conseguimos agradar a todos e, principalmente, deixá-lo à vontade para evoluir na avenida, explicou a estilista que tem seu ateliê em São Gonçalo."

Carlinhos de Jesus recebeu a equipe da Porto da Pedra em sua academiaRicardo Almeida / Divulgação

Maria Adamastor por Preta Nascimento

Durante o encontro, Carlinhos aproveitou para anunciar o nome de seu par no desfile. Vanessa Nascimento, conhecida como Preta, integra a Companhia de Dança Carlinhos de Jesus há 14 anos, oito deles como par do dançarino nos espetáculos apresentados Brasil afora. Bailarina de formação, Vanessa também integra a comissão de frente da Mangueira.

"Quando recebi o convite para interpretar o Ubaldo e soube de toda a sua história e importância para o carnaval, vi que precisaria ter como par alguém que estivesse comigo o máximo de tempo possível para a construção deste personagem. A Vanessa, além de integrar o elenco da Companhia de Dança, é minha parceira há anos e isto facilita muito por conta dos compromissos que tenho. O Leandro me deixou livre para escolher a Maria Adamastor e acho que defenderemos esses personagens com louvou", explicou o coreógrafo.

Segundo Leandro Valente, a passagem da dupla Ubaldo e Maria Adamastor na Avenida, será um dos pontos altos do desfile da escola. "Embora Ubaldo e Maria Adamastor nunca tenham bailado juntos, eles são os precursores do que vemos atualmente. Estamos promovendo o encontro das duas referências que mudaram a história do quesito. Foi Ubaldo, porta-bandeira da Portela, que viu a necessidade da inversão dos papéis, pois ainda que fosse a maior honra do desfilante levar o pavilhão da escola, ali estava a competição, já que saía vitorioso aquele que conseguisse rasgar o pavilhão adversário e a mulher, que na época era o mestre-sala, não teria força física para defender o pavilhão", contou Leandro.

Carlinhos já definiu sua companheira de desfileRicardo Almeida / Divulgação

Presença no ensaio técnico

A dupla já confirmou presença no ensaio técnico do Tigre, que acontecerá no dia 25 de janeiro, a partir das 19h, no Sambódromo. O desfile oficial acontece no dia 28 de fevereiro, primeiro dia de apresentações da Serie A do Carnaval;

A Porto da Pedra levará para a Passarela do Samba, o enredo "Majestades do Samba: os defensores o meu pavilhão", que contará a origem e história do bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Os ensaios da vermelho e branco acontecem às quartas e domingos em São Gonçalo.

Últimas de Carnaval