Simpatia É Quase Amor comemora 30 anos

O famoso bloco de Ipanema celebra três décadas de vida em fim de semana que conta com mais de cem desfiles pelas ruas da cidade

Por O Dia

Rio - Mais de cem blocos vão tomar as ruas do Rio de hoje a domingo. Somadas as estimativas, chegamos a impressionantes 832 mil pessoas. Dessa generosa fatia, 300 mil estão na conta de Preta Gil, que comanda o Bloco da Preta no domingo, na Avenida Rio Branco, e outros 120 mil na caderneta do Simpatia é Quase Amor, que sai amanhã, com motivo especial: celebrar 30 anos de Carnaval. 

Simpatia é Quase Amor comemora 30 anosFernando Souza / Agência O Dia


Para o aniversariante, muita coisa mudou. Na estreia, o cordão saiu com 250 foliões e houve uma espécie de cerimônia de batismo na Praça General Osório, em Ipanema, com a presença do seu patrono, o compositor e escritor Aldir Blanc. O nome do bloco, aliás, é uma referência ao personagem Esmeraldo Simpatia é Quase Amor, do livro ‘Rua dos Artistas e Arredores’, escrito por Blanc. De lá pra cá, o bloquinho virou blocão.

Tomaz Miranda, filho de Ary Miranda, um dos fundadores do cordão, tem 26 anos e garante: ele e o pai sempre desfilaram, sem falhar um único ano. “Tem foto da minha mãe grávida no bloco”, conta Tomaz, que é músico profissional e, no Simpatia, o cantor principal. “O bloco não tem estatuto ou presidente. É como quando surgiu: uma espécie de comitê central cuida das coisas. São os fundadores e pessoas que chegam e querem participar.” Sobre o desfile de amanhã, o músico diz que haverá surpresas. “Posso adiantar que faremos homenagem a todos os compositores do bloco, em especial ao Aldir Blanc. Vai ser bacana”, aposta.

Outra que celebra 30 carnavais neste fim de semana é a Banda da Barra, que desfila no domingo, fazendo duas homenagens: a Zeca Pagodinho, que, coincidentemente, completa três décadas de carreira este ano; e à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), também trintona da folia.

Outra celebração emblemática este ano é da Banda de Ipanema, que acaba de chegar ao cinquentenário de desfiles. A turma dá o ar da graça neste domingo, no Banho de Mar à Fantasia.
Aniversariantes à parte, a folia carioca tem também seus estreantes. Um deles é o Bloco Pra Iaiá, formado por fãs do extinto grupo Los Hermanos. No repertório, é claro, canções de seus ídolos em ritmo de Carnaval. O primeiro desfile do bloco é amanhã, no Canto do Leme. 

Bloco Timoneiros da Viola desfila no domingoMaíra Coelho / Agência O Dia


E em meio aos decanos do carnaval carioca, eis que surge o Timoneiros da Viola, que, neste domingo, faz o terceiro desfile de sua história, em Madureira, com apresentações de Paulinho da Viola, Teresa Cristina e Velha Guarda da Portela. Para quem não sabe, o bloco nasceu em 2012 para homenagear Paulinho da Viola e arrastou uma multidão pelas ruas de Oswaldo Cruz. “É uma homenagem que me comove, sobretudo porque a proposta é também a de relembrar os baluartes do samba de todas as outras escolas”, declara Paulinho. 

SIGA OS PASSOS DA FOLIA

BANDA DA BARRA
Na concentração, participação da bateria da Portela. Espaço Cultural Banda da Barra – Bondinho. Barra. Altura da Avenida Sernambetiba 3.636, Posto 6. Domingo, a partir de meio-dia.

BANDA DE IPANEMA
Banho de mar no fim do trajeto. Ipanema. Avenida Vieira Souto, Posto 8. Domingo, a partir das 11h.

BANDA DO PECHINCHA
Desfile. Jacarepaguá. Estrada do Pau Ferro, Pechincha. Amanhã, das 19h às 22h.

BANDA HADDOCK
Desfile. Tijuca. Rua Afonso Pena, em frente ao número 10. Amanhã, a partir das 18h.

BLOCO PRA IAIÁ
Desfile. Leme. Pedra do Leme. Amanhã, a partir das 15h.

BLOCO DA ANSIEDADE
Desfile. Laranjeiras. Mercadinho São José. Rua das Laranjeiras 90. Amanhã, a partir das 13h.

BLOCO DA PRETA
Com mais de 50 ritmistas, terá participação do cantor Netinho da Bahia e de atores famosos. Centro. Esquina das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Domingo, a partir das 13h.

BLOCO DO PERU
Desfile. Irajá. Rua Torquato Cabral 87. Domingo, a partir das 18h. Grátis.

BLOCO VIRTUAL
Ensaio. Leme. Avenida Atlântica s/nº, Costão do Leme. Hoje, a partir das 18h30.

CÉU NA TERRA
No cortejo deste sábado, o bloco fica parado. Santa Teresa. Largo das Neves. Amanhã, a partir das 8h.

CHORA ME LIGA
Bloco sertanejo puxado pela dupla João Lucas e Matheus. São Conrado. Avenida Prefeito Mendes de Morais, esquina com Rua Herbert Mose. Domingo, de meio-dia às 17h.

CORDÃO DO BOITATÁ
Um dos poucos que desfila sem carro de som. Centro. Rua do Mercado, Praça XV. Domingo, a partir das 9h.

EMPOLGA ÀS 9
Bloco fica parado. Ipanema. Avenida Vieira Souto, Posto 9. Domingo, a partir das 16h.

ESCRAVOS DA MAUÁ
Bloco completa 20 anos de Carnaval. Centro. Largo de São Francisco, próximo à Praça Mauá. Domingo, das 13h às 17h.

FOGO E PAIXÃO
Bloco faz tributo ao cantor Wando, morto em 2012. Centro. Largo de São Francisco, próximo à Praça Mauá. Domingo, das 10h às 15h.

GIGANTES DA LIRA
O bloco infantil faz dois desfiles. Barra da Tijuca. Shopping Downtown, na Avenida das Américas 500. Amanhã, a partir das 17h. Laranjeiras. Praça Aliança, Rua General Glicério. Domingo, a partir das 9h.

SIMPATIA É QUASE AMOR
Desfile terá homenagem aos fundadores do bloco, em especial Aldir Blanc. Ipanema. Praça General Osório. Amanhã, a partir das 16h.

SUVACO DO CRISTO
Desfile. Jardim Botânico. Bar Joia. Rua Jardim Botânico, esquina com Rua Faro. Domingo, a partir das 10h.

TAMO JUNTO IN FOLIA
Desfile. Padre Miguel. Rua Figueiredo Camargo, esquina com Rua Irerê. Domingo, a partir das 16h.

TIMONEIROS DA VIOLA
Bloco fica parado. Oswaldo Cruz. Praça Paulo da Portela. Domingo, a partir de meio-dia.

Últimas de Carnaval