Rio - O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março, chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem-estar e inclusão das pessoas que nasceram com esta ocorrência genética.
A data faz referência aos três cromossomos de número 21 que caracterizam esta síndrome e foi ideia do geneticista grego Stylianos E. Antonarakis, professor da Universidade de Genebra. Em 2012, por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU.
No Rio, no próximo domingo, acontecerá pelo nono ano a caminhada pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, com concentração marcada para 9 horas, no Arpoador.
B.L.E.S.S.
Está chegando o B.L.E.S.S, que vai celebrar e unir as diversas vertentes da cultura Sound System Reggae no Rio. Com a Bangarang como equipe de som residente e grande acervo de música jamaicana em vinil, o encontro vai botar todo o mundo para dançar.
A festa é itinerante, ocupa de espaços públicos, como praças, praias e parques, a casas noturnas. A primeira edição vai rolar dia 28, no Quiosque do Bispo (Marina da Glória, Aterro), com muitos MCs convidados, entre os quais, Sistah Mo Respect.

Clássicos do jazz
Em sua quinta edição, no próximo sábado tem o Jazz do Castelo, com Guga Pellicciotti Trio, que promete uma deliciosa experiência musical temperada com clássicos do jazz e da música brasileira.
O trio é formado, além de Guga na bateria, por João Braga nos teclados e Rômulo Duarte no baixo. A partir de 19h, na Avenida Churchill, no Centro.
Onda Humana
Antonio Consciência, Sami Brasil, Igor Swed, Alan Camargo e Fabio Carrão cantam e a multidão, aglomerada na Pedra do Sal, na Zona Portuária, vai junto. Está ali a banda Consciência Tranquila, em mais uma versão do baile Black Bom.

É um chamando à consciência social e racial, por meio de um lindo passeio musical pela black music. Com o apoio do Centro de Articulações de Populações Marginalizadas, a banda, criada em 2002 por Antonio e Sami, moradores do Turano, faz um excelente trabalho musical! Dia12 de abril tem mais.
Gafieira do Bebê

O acordeão de Bebê Kamer está de volta nesta quinta-feira, no Bola Preta, com mais uma edição da Gafieira do Bebê.
Como um dos “batutas” de Paulo Moura, nas décadas de 1990 e 2000, Bebê passou a explorar o instrumento no universo da gafieira e daí surgiu o projeto, que teve sua primeira edição em fevereiro.
Além da participação especial do Casuarina, o bailão traz a cantora Áurea Martins.
Confetes
E nem tudo se acaba mesmo na quarta-feira de Cinzas. Nesta quinta-feira, o bloco Loucura Suburbana faz exposição de fotos, filmes e reportagens sobre o desfile 2014. Na Rua Ramiro Magalhães 521, no Engenho de Dentro.
O Santa Cruz Shopping vai abrir o microfone para declamação de poesias e outras performances durante o ‘Sarau Ponto da Poesia’. O projeto abre espaço aos apaixonados pela arte de expressar. Na sexta, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Estreia sábado, em Santa Teresa, ‘Caminhos: Uma Intervenção Urbana’, espetáculo de rua premiado e gratuito. A peça distribui aparelhos de MP3 e disponibiliza aplicativo para o público acompanhar as cenas em 16 apresentações em oito bairros, até junho. O ponto de encontro, sábado e domingo, será às 15h, em frente ao Centro Cultural Laurinda Santos Lobo.
Imperdível a cantora inglesa que anda dando showzaço de graça na Pracinha da General Glicério, em Laranjeiras. Sábado, por volta das 12h, antes de o chorinho começar. Muito blues, numa voz linda!
Não é compreensível que o poder público ainda não tenha se dado conta de que uma política de ocupação cultural e criativa de praças e ruas é uma bela plataforma política. Enquanto isso, o movimento cultural das ruas se fortalecendo nas redes sociais e ganha vitalidade com a juventude.
A colunista é Rita Fernandes