Folia com direito a homenagens a São Sebastião e Oxóssi

Blocos desfilaram em Madureira e na Lapa

Por O Dia

Rio - No dia em que católicos celebraram São Sebastião, e os umbandistas, Oxóssi, dois blocos de Carnaval fizeram homenagem especial aos protetores. Enquanto a Turma da Paz caiu no samba em Madureira, Zona Norte, os Embaixadores da Folia desfilaram pelas ruas do Centro em seu primeiro ensaio do ano. Na Zona Norte, centenas de foliões partiram da quadra da Império Serrano e, do final da manhã ao início da tarde, percorreram diversas ruas de Madureira.

O bloco Embaixadores da Folia fez a alegria dos foliões na noite desta terça-feiraDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Horas depois, foi a vez de o tradicional bloco dos Embaixadores da Folia pedir passagem pelas ruas da região da Lapa, boêmio reduto carioca. Com mais de 150 pessoas, o desfile serviu como um pontapé inicial para o Carnaval 2015. “O Embaixadores é um bloco tipicamente carioca. E nada melhor do que desfilar no mesmo dia que o padroeiro da cidade. Por isso o apelido do bloco é Tião, uma forma carinhosa de chamar nosso padroeiro”, enfatizou o presidente Cláudio Cruz.

Este foi o primeiro desfile do grupo dos seis previstos para este ano. O bloco também se apresentará nos dias 13, 14, 17 e 18 de fevereiro. A despedida da Folia de Momo ocorrerá no sábado do Desfile das Campeãs, dia 21. Duas destas apresentações serão na Lapa, enquanto outras três serão no Centro.

“No sábado, no Desfile da Vaca Atolada, iremos coroar a ‘Garota Vaca’, a nossa musa”, completou Cláudio.

No próximo fim de semana, seis blocos irão agitar as ruas do Rio. No sábado desfilam o Independente do Morro do Pinto, às 16h, na Rua Farnense, no Santo Cristo; a Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, às 17h, na Praça da Harmonia, na Gamboa; e o Eu Sou Eu, Jacaré é Bicho D’Água, às 17h, na Rua Visconde de Abaeté, em Vila Isabel.

No domingo é a vez das apresentações da Banda Cultural do Jiló, às 16h, na Rua Pinto de Figueiredo, na Tijuca, o Arlequins do Rio, às 17h, na Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, e o Só Caminha, às 14h, no Largo do Leões, em Botafogo.

Últimas de Carnaval