Por karilayn.areias

Rio - A folia tomou conta da cidade. Ontem, mais de 150 mil pessoas saíram às ruas para curtir o pré-Carnaval. O bloco Simpatia é Quase Amor fez seu primeiro desfile do ano e arrastou 100 mil foliões pela orla de Ipanema. Pela manhã, a festa ficou por conta do Céu na Terra, em Santa Teresa. Em quatro blocos, 74 mijões foram multados. Hoje, mais de 50 blocos se espalham pelos quatro cantos do Rio.

GALERIA: Confira a galeria com fotos do 'Simpatia É Quase Amor'

'Simpatia É Quase Amor' arrasta multidão pelas ruas de IpanemaAlessandro Buzas/Agência O Dia

Ainda nem chegou o Carnaval, mas as fantasias já estão dando o que falar. No Simpatia, a criatividade dos foliões rolou solta e teve desde a freira que protesta contra a homofobia até um grupo animado de amigos fantasiados de mulher, que carregava uma bandeira com a seguinte inscrição: “UPP — União das Prima Pobre”.

“Rodamos todos os blocos com essa fantasia. Cada integrante representa uma comunidade pacificada”, explicou o estudante de direito Felipe Grezele, de 23 anos, que ajudou a montar o grupo há cinco anos. A pesquisadora Jaire Suelies, 37, fez questão de se vestir como freira e levar uma placa com frases contra o deputado federal Marco Feliciano, que, no ano passado, tentou implantar um projeto sobre a cura gay no país. “É uma forma de chamar atenção contra ele e todos os outros que praticam a homofobia”, alertou Jaire.


O Simpatia completou ontem 31 anos e foi presenteado com um belo sol durante o desfile. “Minutos antes do bloco sair caiu um pé d’água, mas foi só o carro de som andar para o sol sair”, comemorou a porta-bandeira da agremiação, Lais Almada. As amigas Josiane Rocha, 29, e Vanessa Fernandes, 24, escolheram o bloco em Ipanema para dar o pontapé na folia. “O Simpatia é sempre o nosso esquenta para o Carnaval”, contou Josiane.

Durante ação da Secretaria de Ordem Pública ontem, dos 74 mijões multados, 11 eram mulheres. Desde os desfiles da semana passada, a Seop já flagrou 181 mijões nas ruas.

Roteiro da folia para este domingo

ALEGRIA DO RECREIO
A Banda Alegria vai se concentrar às 16h, na Avenida Lúcio Costa, no posto 10, Barra da Tijuca.

BANDA DA AMIZADE
A Lapa recebe a Banda às 18h. A concentração será na Rua Tadeu Kosciusko.

BANDA DA BARRA
O bloco vai desfilar pela Avenida Lúcio Costa, na altura do número 3.600, às 15h.

BANDA DO ARROXO
A folia da turma de Copacabana será na Rua Belford Roxo, a partir das 17h.

BLOCO DA PRETA
Mais de 400 mil pessoas são esperadas no desfile da cantora Preta Gil, que neste ano terá novo trajeto, saindo da Avenida Presidente Vargas, no Centro. A concentração será às 11h, na altura da Rua Tomé de Souza.

BLOCO DAS CACHEADAS
A concentração do bloco será na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, às 11h.

CHORA ME LIGA
O bloco temático com músicas sertanejas faz sua concentração na Avenida Prefeito Mendes de Moraes com a Rua Herbert Moses, às 10h.

DEIXA FALAR
O bloco do Estácio sairá da Rua São Carlos, às 19h.

ESCRAVOS DA MAUÁ
O tradicional bloco da Sebastiana fará seu desfile às 12h, no Largo São Francisco da Prainha, no Centro.

EMPOLGA ÀS 9
O bloco sai às 16h da Praia de Ipanema, na altura da Rua Joana Angélica.

FOGO E PAIXÃO
Conhecido por entoar clássicos da música brega, o Fogo e Paixão vai desfilar às 10h, no Lardo São Francisco de Paula, no Centro.

GIGANTES DA LIRA
Com 16 anos de folia, o Gigantes fará seu Carnaval hoje, às 9h, na Rua General Glicério, em Laranjeiras.

PIPOCA DO MEL
O bloco do bairro da Saúde sairá às 15h, da Praça da Harmonia.

SUVACO DE CRISTO
O Jardim Botânico receberá o Suvaco às 10h, com concentração na Rua Faro.

TÁ PIRANDO, PIRADO, PIROU!
O coletivo carnavalesco formado por usuários, técnicos e familiares vinculados às unidades da rede pública de saúde mental faz seu desfile às 16h, na Avenida Pasteur 250, em Botafogo.

TIMONEIROS DA VIOLA
O bloco que homenageia o cantor e compositor Paulinho da Viola fará seu cortejo no Parque de Madureira às 14h. Mais de 20 mil pessoas são esperadas.

LAVAGEM DA SAPUCAÍ
O último ensaio técnico no Sambódromo terá a tradicional cerimônia de lavagem da Sapucaí, com direito a apresentação do cantor Dudu Nobre, que estará acompanhado de 120 ritmistas e vai relembrar grandes sambas de anos anteriores. A festa com o sambista está marcada para começar às 19h. Logo depois, a campeã do Carnaval do ano passado, Unidos da Tijuca, entra na Avenida para seu ensaio técnico.


Você pode gostar