Homenageado da São Clemente, Fernando Pamplona não vai fumar

Com medo de ‘perder ponto’, carnavalesca Rosa Magalhães tira cigarro de escultura

Por O Dia

Rio - Grande homenageado no enredo da São Clemente, o ex-carnavalesco e cenógrafo Fernando Pamplona, morto em setembro de 2013, não terá um de seus principais hábitos representado no desfile. Com medo de uma possível “repercussão negativa”, a carnavalesca Rosa Magalhães decidiu tirar o cigarro que já havia sido colocado na sexta alegoria da escola. Pelo projeto original, uma gigantesca escultura de Fernando Pamplona apareceria com um cigarro entre os dedos, no último carro.

Na foto com Eduardo Paes e Rosa Magalhães, feita no dia 31, a estátua aparece com o cigarroReprodução Instagram

“Resolvi tirar o cigarro, porque não pega bem. Achei melhor assim, alguém poderia achar que é propaganda de cigarro ou coisa parecida. Eu poderia até perder ponto, sei lá. Então, decidimos tirar para evitar qualquer problema, para não ter celeuma”, explicou a carnavalesca.

No último dia 31, durante a visita do prefeito Eduardo Paes à Cidade do Samba, a escultura ainda estava como no desenho original, como mostra a foto postada pelo próprio prefeito em seu perfil no Instagram. Na última segunda-feira O DIA descobriu que a escultura não estava mais com o adereço.

Rosa Magalhães decidiu tirar o cigarro que já havia sido colocado na sexta alegoria da escolaRaphael Azevedo

Ex-aluna de Pamplona na Escola de Belas Artes da UFRJ, Rosa, que é fumante, admitiu que a decisão foi tomada “por causa do politicamente correto de hoje em dia”. Ela, no entanto, já encontrou uma alternativa. “Vou colocar um girassol na mão dele, porque ele dizia que gostaria que a família plantasse girassóis quando ele morresse”, revelou.

Ao saber do fato, a viúva do carnavalesco, Zeni Pamplona, de 85 anos, mostrou surpresa, mas deu total apoio. “O cigarro, realmente, era uma marca do Pamplona, mas se a Rosa achou melhor tirar tudo bem. Respeito muito a Rosa, ela tem total autonomia sobre o enredo”, disse Zeni. A São Clemente será a primeira escola a desfilar na Segunda-feira. A concentração será às 19h.

Últimas de Carnaval