Pela primeira vez, Parque Madureira recebe blocos de Carnaval

Ao todo, 37 blocos vão desfilar pela cidade neste fim de semana, arrastando 160 mil foliões

Por O Dia

Rio - Os 103,5 mil metros quadrados do novo Parque Madureira serão ocupados neste sábado, pela primeira vez, pela nata do Carnaval de rua das Zonas Norte e Oeste. Celebrando o centenário do samba com o tema ‘Xô, crise’, o evento reúne 18 dos blocos mais tradicionais que desfilam longe da praia. Enquanto isso, a Praça 15 também será palco de festa, com mais de 30 baterias se apresentando. Isso sem contar outros 37 blocos que desfilam pelas ruas da cidade entre hoje e amanhã, arrastando 160 mil foliões.

Com direito a feijoada da Tia Surica, o evento em Madureira também terá apresentação do carnavalesco Milton Cunha e entrada gratuita. A previsão é de tempo firme. Entre os blocos confirmados estão: Timoneiros da Viola; Meu Amor, Eu Vou Ali; Banda do Pechincha; Banguçando o Coreto; Bigode Esticado; Mulheres de Zeca; Afoxé Filhos da Paz; e Filhos de Gandhi.

Paulinho da Viola será homenageado nos TimoneirosFernando Souza / Agência O Dia

Presidente dos Timoneiros da Viola, Vagner Fernandes aposta que a união será positiva para a saúde financeira dos blocos. “Justamente nesse momento que há uma fragilidade no financiamento dos blocos de rua, é importante que eles se unam. Estamos juntos para buscar subsídios por meio de eventos autossustentáveis. No mais, é um barato, as baterias se juntam e tocam juntas. Todos estão convidados para entrar nessa mistura, cantar e tomar todas”, convidou.

Já na Praça 15, o Multibloco, Boêmios da Lapa, Bloco do Rock, Terreirada Cearense e Gambito são alguns dos blocos que fazem parte da mistura. “A ideia inicial era um simples ensaio em conjunto mas em tempos de carnaval tudo é motivo para confraternizar e virou um grande encontro dos blocos cariocas”, informam os organizadores.

"Quando a gente consegue trabalhar junto, isso gera força e o Carnaval só vem crescendo em diversidade, o que é ótimo. É muito bom participar disso”, disse Geraldo Junior, organizador do bloco Terreirada Cearense.

O samba começa a partir das 16h no Parque Madureira, e, às 15h30, na Praça 15. Além destes encontros, alguns dos maiores blocos do Rio desfilam até amanhã, como a Banda de Ipanema, Imprensa que eu Gamo e Cordão do Prata Preta. A programação completa pode ser conferida no site da Riotur.

'Quem é essa aí, papai?' vira bloco

A polêmica em torno da chamada que IveteSangalo deu no namorado no meio de um show também deu samba. Em Niterói, foi fundado o bloco ‘Quem É Essa Aí, Papai?’, frase dita pela cantora no microfone e que viralizou nas redes sociais.

O bloco sairá amanhã, no Barreto, Niterói, com a concentração marcada para às 15h, na Rua Galvão 143, próximo a quadra da Viradouro. Ele vai completar uma volta no quarteirão.

CAIA NA FOLIA

HOJE

Desliga da Justiça – Praça Santos Dumont, na Gávea, na Zona Sul, às 10h.
Spanta Neném, em frente ao Corte de Cantagalo, na Lagoa, às 13h.
Imprensa que Eu Gamo – Rua Gago Coutinho, em Laranjeiras, às 15h.
Xô Crise, no Parque de Madureira, a partir das 16h.
Grande Encontro de Blocos Cariocas, na Praça 15, no Centro, às 15h.
Cordão do Prata Preta – Praça Harmonia, na Gamboa, às 16h.
Puxa que é Peruca, na Praça Edmundo Rego, no Grajaú, às 16h.
Nem Muda Nem Sai de Cima – Rua Garibaldi, na Tijuca, às 16h.

AMANHÃ
Me Esquece: na Rua Jardim Botânico, esquina com Pacheco Leão, no Jardim Botânico, às 10h.
Volta Alice: na Rua Alice, em Laranjeiras, às 10h.
Se Cair Eu Como: Praça Calcutá, na Freguesia, Ilha do Governador, às 11h.
Calma, Calma Sua Piranha: Rua Visconde de Caravelas, em Botafogo, às 12h.
Bigodinho Esticado: Rua Dias da Cruz, no Méier, às 14h.
Estratégia: Praça Tiradentes, no Centro, às 16h.
Boi da Vila da Penha: Rua Ápia, Vila da Penha, às 16h.
Coração das Meninas: Largo São Francisco, na Saúde, às 17h.
Vai Tomar no Grajaú: Av. Engenheiro Richard, no Grajaú, às 18h.

Últimas de Carnaval