Por paulo.gomes
Rio - A tradicional Banda de Ipanema levou no final da tarde desta terça-feira de Carnaval uma multidão para as ruas do bairro da Zona Sul para seu terceiro desfile e último desfile neste ano. O bloco homenageou Silas de Oliveira, Carolina Cardoso de Menezes, Clóvis Bornay, Dilermando Reis, Marino Pinto e Edu da Gaita, personalidades que completariam 100 anos em 2016.
A Banda de Ipanema desfilou nesta terça-feira homenageando seis personalidades que completariam 100 anos em 2016Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Mais cedo, também na Zona Sul, mas no Aterro do Flamengo, a Orquestra Voadora misturou rock, funk, pop, MPB, jazz, frevo, maracatu e até trilha sonora de filmes. Com seus instrumentos de sopro, fantasias irreverentes e pernas de pau, e o estilo eclético, a banda atraiu nesta terça-feira cerca de 100 mil pessoas ao local.

GALERIA: Confira as fotos dos blocos que agitaram as ruas da cidade nesta terça

Tubas, tambores, saxofones, trombones, caixas e xequerês (tipo de chocalho de origem africana envolto por uma rede de conas) seguiram pelo aterro até o Museu de Arte Moderna (MAM), onde encerraram o desfile, apesar do sol com sensação térmica de 40 graus.

Segundo estimativa da Prefeitura%2C 100 mil foliões compareceram ao desfile da Orquestra Voadora no Aterro do FlamengoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

A designer Marcela de Paula, 27 anos, desfila no bloco como pernalta há cinco anos. Grávida de sete meses, este ano, ela carregou um peso extra sobre as pernas de pau. “Já desfilamos há tanto tempo e não quis parar. É o bloco que mais gosto, mais aberto, é só chegar,” disse. Ela assegurou que o filho, que se chamará Vicente, estava seguro com ela lá em cima. “O pai e os padrinhos estão aqui, estão todos protegendo, está tranquilo.”

Com informações da Agência Brasil