Por gabriela.mattos
Rio - A Paraíso do Tuiuti é a campeã do Grupo de Acesso e retornará à elite do Carnaval carioca no ano que vem. Durante a apuração desta quarta-feira, a agremiação levou 10 em quase todos os quesitos, menos em comissão de frente e alegorias e adereços. A escola levou para a Marquês de Sapucaí o enredo "A Farra do Boi". A rebaixada para o Grupo de Acesso B foi a Caprichosos de Pilares, que homenageou o jogador sérvio Petkovic.
Paraíso do Tuiuti é campeã e retornará ao Grupo Especial em 2017Humberto Ohana/Parceiro/Agência O Dia

O presidente da escola, Jorge Honorato, destacou o trabalho da agremiação. "Fomos incansáveis. Nosso objetivo era chegar ao pódio e conseguimos isso. Não posso analisar nossa vitória por quesito, mas a união da direitoria foi o principal fator", destacou Honorato. Ele ainda lembrou que hoje é dia de festa no bairro de São Cristóvão. "As comunidades (Mangueira e Tuiuti) são vizinhas. Hoje é dia de festa!"

O intérprete Leandro Santos passou mal momentos após o resultado. Leandro estava na Estácio de Sá no ano passado e ajudou a escola a subir. Após divergências, deixou a agremiação e repetiu o feito. "É muita emoção. Já fui campeão com a Mangueira, fiquei na Estácio e ajudei a escola a subir. Saí e agora estou subindo com a Tuiuti", comemorou.

Emocionado com a vitória%2C o intérprete Leandro Santos passou malPaloma Savedra / Agência O Dia

Torcedores do Império Serrano inconformados

Na quadra do Império Serrano, em Madureira, desolação. A escola, uma das favoritas ao título da Série A, amargou apenas o quarto lugar. A foliã Verá Aurélio protestou. "Foi injusto, o desfile foi impecável. A gente não deveria estar amargando essa derrota. Pra mim essa decisão foi politicagem de dentro da Liga. Quem viu o desfile sabe que merecíamos ganhar", afirmou, taxativa.

"Acho que faltou honestidade dos jurados, quem viu o Império sabe a verdade: a gente mereceu o título. Foi uma injustiça", completou Elizabeth Romão. Antes da confirmação do resultado, foliões acompanharam a apuração apenas por rádio. Os poucos presentes não comemoraram as notas baixas das escolas rivais. O diretor do Conselho Fiscal da Império Serrano, Jairo Batista, foi um dos únicos dos membros internos a ficar na quadra. "A gente tá torcendo para subir, depende dos jurados. Fizemos um bom desfile", limitou-se a dizer.

Confira o resultado final:
Publicidade
1 – Paraíso do Tuiuti – 269,9
2 – Unidos de Padre Miguel – 269,2
3 – Viradouro – 268,3
4 – Império Serrano – 268,3
5 – Porto da Pedra – 267,9
6 – Cubango – 267,8
7 – Império da Tijuca – 267,7
8 – Renascer de Jacarepaguá – 266,5
9 – Inocentes de Belford Roxo – 266,2
10 – Alegria da Zona Sul – 265,9
11 – União do Parque Curicica – 265,6
12 – Santa Cruz – 265,3
13 – Rocinha – 263,5
14 – Caprichosos de Pilares – 262,0