Portela promove pré-estreia do filme '82 minutos' nesta sexta-feira

Dirigido por Nelson Hoineff, documentário que mostra bastidores do desfile de 2015 da agremiação será atração do 'Cine Samba Candeia'

Por O Dia

Rio - A quadra da Portela será palco da pré-estreia do documentário "82 minutos", do cineasta Nelson Hoineff, nesta sexta-feira, às 20h, com entrada franca. O filme, que mostra os preparativos da agremiação para o desfile de 2015 e entra em circuito comercial no próximo dia 18, vai ser a grande atração do 'Cine Samba Candeia', evento promovido pelo departamento cultural da Portela.

Portela promove pré-estreia do filme '82 minutos' nesta sexta-feiraDivulgação

Exibido em alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, na França, "82 minutos" desvenda o que há por trás da construção do carnaval carioca. Com imagens dos bastidores do cotidiano da Portela, que vão desde a escolha do samba-enredo até a apuração das notas dos jurados, na Quarta-feira de cinzas, o documentário lança um olhar inédito sob este fenômeno cultural que atrai, todos os anos, a atenção do mundo inteiro.

Para Rogério Rodrigues, diretor cultural da Portela, o filme representa mais um importante momento da relação entre o cinema e a Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira. "A ligação entre a Portela e o cinema vem de longa data. Primeira escola de samba a participar de um filme - 'Favela dos Meus Amores', de Humberto Mauro, 1933, a Portela, seu universo e seus personagens vêm sendo objeto de diversos longas e curtas, sejam documentários ou ficção.

Em 1956, seu desfile campeão na Avenida Rio Branco foi destaque no premiado 'Orfeu Negro', de Marcel Camus, Palma de Ouro no Festival de Cannes e Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. De lá pra cá, tivemos 'Partido Alto', 'Natal da Portela', 'Meu Tempo é Hoje', 'Batuque na Cozinha', e, mais recentemente, 'O Mistério do Samba', entre outros títulos", detalha Rogério, citando algumas das obras que retratam a Portela e seus sambistas.


Diretor de documentários como "Alô, Alô, Terezinha!", "Caro Francis" e "Cauby - Começaria Tudo Outra Vez", entre outros, Nelson Hoineff estará presente ao lado de integrantes de sua equipe técnica. A sessão especial na quadra também vai ser acompanhada pelos integrantes da Portela que foram retratados no filme.

Com o objetivo de divulgar a cultura do samba e a memória portelense por meio da linguagem audiovisual, o 'Cine Samba Candeia', que terá entrada franca, espera receber portelenses, moradores do Rio em geral, além de turistas nacionais e estrangeiros que estão na cidade, para uma noite histórica. A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira, na Zona Norte.

SERVIÇO

Pré-estreia do filme '82 minutos', de Nelson Hoineff. Data: Sexta-feira, dia 12 de agosto. Horário: 20h. Local: Quadra da Portela - Rua Clara Nunes 81, Madureira. Entrada franca. Informações: 3217-1604