Carnaval de rua ganha novo palco no Centro da cidade

Blocos como Cacique de Ramos e Bafo da Onça passarão a desfilar na Avenida Chile

Por O Dia

Rio - Os tradicionais blocos de embalo e enredo que atraem multidões ao Centro do Rio terão um novo palco neste Carnaval. Agremiações como Cacique de Ramos e Bafo da Onça, além do Aymoré da Penha, Boêmios de Irajá e Pagodão de Madureira, que tradicionalmente desfilavam na Avenida Rio Branco, agora farão o cortejo na Avenida Chile. 

Nos últimos dois Carnavais, os desfiles foram feitos na Avenida Graça Aranha, devido às obras para a implantação do VLT e para a transformação de parte da Avenida Rio Branco em passeio público.

Arquibancadas já foram montadas ao longo da Avenida ChileDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

“Ficou inviável a manutenção dos desfiles na Rio Branco. E achamos que a Avenida Chile é a opção mais adequada para não causar tanto impacto no trânsito”, explicou o novo presidente da Riotur, Marcelo Alves.

A Avenida Chile também receberá os desfiles dos Clubes de Frevo e Blocos de Enredo. O vencedor dos blocos de enredo se transforma em escola de samba e, em 2018, passa a desfilar na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, visando o acesso à Marquês de Sapucaí.

Tradicional Cacique de Ramos%2C que desfilava na Rio Branco e passou à Graça Aranha%2C sai na Av Chile agoraDivulgação

As datas e horários dos desfiles do Cacique de Ramos já estão definidas. A agremiação passará pela Avenida Chile no domingo, segunda e terça de Carnaval, a partir das 17h.
A programação dos Blocos de Enredo do Grupo I já está fechada, bem como os grupos de frevo.

Os blocos de embalo e empolgação seguem se inscrevendo na Riotur. No sábado, a partir das 18h, desfilarão os seguintes frevos: Flor do Estácio, Comunidade da Raia, Santa Teresa e Alegria do Rio.

A partir das 20h, ainda no sábado, estão confirmados os desfiles dos blocos Acadêmicos do Vidigal, Unidos do Alto da Boa Vista, Bloco do Barriga, Vai Barra? Nunca, Novo Horizonte, Bloco do China, União da Ponte, Oba Oba do Recreio, Flor da Primavera e Império do Gramacho. A Riotur divulgará a programação completa até o fim desta semana.

Já o Cordão da Bola Preta, e os blocos do AfroReggae, da Poderosa e Monobloco permanecem na Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos.

Boulevard Olímpico

Grande atração para cariocas e turistas durante a Olimpíada Rio 2016, o Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, volta à cena no Carnaval, ganhando um palco com shows nos dias de folia.

De 25 a 28 de fevereiro, sempre a partir das 19h, o local terá marchinhas, baterias de escola de samba e nomes badalados do samba e pagode, tais como os grupos Pique Novo, Revelação e Pura Amizade.

Aplicativos ajudam a achar ou fugir dos desfiles

A tecnologia é a nova aliada do Carnaval de rua do Rio. E não apenas para quem pretende se esbaldar na folia, mas também para quem pretende fugir de multidões e trânsito.

O aplicativo Blocos Rio, desenvolvido pela Dream Factory em parceria com a Riotur, disponibilizará o cronograma completo das agremiações por data, horário e bairros, além de dados mais genéricos sobre os blocos — como percurso, público estimado, e como chegar aos locais de desfiles. Para baixar, basta procurar por Carnaval de Blocos Rio 2017.

O aplicativo também permitirá que os usuários selecionem seus blocos de prediletos, criando uma agenda com dias e horários. Os foliões receberão uma mensagem automática com 30 minutos de antecedência, informando os locais onde os blocos estarão concentrados. O aplicativo armazena as informações quando aberto, de modo que a pessoa consegue navegar off-line, depois. 

O sistema oferecerá ainda serviços como nomes de hospitais e delegacias listados por bairros com a distância do bloco em que se encontram as pessoas.

Além do Blocos Rio, o Google Maps também cairá na folia. Além de conferir a rota de alguns dos principais blocos da cidade, o usuário terá, na palma da mão, e em tempo real, informações fornecidas pelos parceiros CET-RIO, o Centro de Operações Rio, Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Riotur.