Bola Preta deve atrair 1,5 milhão

Bloco mais tradicional da cidade lota as ruas do Centro. Veja os grandes de outros bairros

Por O Dia

Leandra Leal%2C madrinha do bloco%2C deverá comandar festa sobre o trioJoão Laet / Agência O Dia

Rio - O bloco mais tradicional do Carnaval carioca defila hoje no Centro do Rio. O Cordão da Bola Preta, que no ano que vem completa 100 anos, começa a sua apresentação às 10h, na Rua Primeiro de Março, próximo à Rua do Rosário, seguindo pela Avenida Presidente Antônio Carlos. A concentração começa às 7h. A expectativa dos organizadores é ‘arrastar’ um milhão e meio de pessoas.

Para animar a festa, serão cinco trios elétricos e uma orquestra com 30 músicos tocando as tradicionais marchinhas. O bloco também contará com a presença dos seus padrinhos Neguinho da Beija-Flor e Maria Rita, além da porta-estandarte, a atriz Leandra Leal. Para evitar que os foliões façam xixi nas ruas, serão montados 32 mil banheiros nos locais que receberão os desfiles dos blocos. A apresentação deve durar pelo menos quatro horas.

Na Zona Sul, os foliões poderão acompanhar o desfile do Bloco da Favorita, que se concentra a partir das 9h, na Avenida Atlântica, altura da Rua Francisco Sá.

No mesmo horário, no trecho próximo à Avenida Rainha Elizabeth, o Empolga às 9 inicia sua apresentação. Por volta das 16h, está previsto o desfile da Banda de Ipanema na Praça General Osório. Já a Barra da Tijuca será palco do Carrossel de Emoções, que se concentra às 8h na Avenida do Pepê. O tradicional Cordão Alegria da Tijuca desfila às 18h, na Rua Afonso Pena.

Em meio à crise econômica, os blocos de rua tiveram que ser criativos para realizar seus desfiles. “O preço do aluguel dos carros de som e do trio elétrico sofreu reajuste, assim como o cachê dos músicos e seguranças”, disse o presidente do Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho.