Tamborim de Ouro dá a largada da votação online

Vigésima edição do prêmio do DIA para o Carnaval carioca terá sete quesitos a mais neste ano. Voto de internautas foi aberto ontem e vai até a terça-feira

Por O Dia

Rio - Aberta ontem, às 22h, a votação nos melhores do Carnaval carioca - parte da 20ª edição do prêmio Tamborim de Ouro, instituído pelo DIA, vai até às 12h de terça-feira. Para participar, basta o leitor acessar a página do Dia Na Folia e votar em cinco quesitos: Escola do Povo (melhor escola do Grupo Especial); na Musa da Sapucaí (melhor rainha de bateria); Samba do Ano (melhor samba enredo); Escola de Ouro (melhor escola da Série A) e Os Donos da Rua (melhor bloco).

Este ano, em reverência ao troféu mais querido e cobiçado pelo mundo do samba, O DIA montou um júri especializado para eleger outros sete quesitos: Voz da Avenida (melhor intérprete); Bateria Show (melhor bateria); Enredo Maravilha (melhor enredo); Alegorias e Adereços (melhor fantasia); Casal Nota 10 (melhor mestre sala e porta bandeira); Comissão Sensação (melhor comissão de frente); e Baianas (melhor ala das baianas).

Viviane Araújo foi eleita a Musa da Sapucaí no ano passado%2C e o Salgueiro levou o troféu Escola do PovoAlexandre Brum / Agência O Dia

O júri é composto pelo historiador e pesquisador Luiz Antônio Simas; o editor do site Carnavalesamba.rio, Aydano André Motta; o escritor Fábio Fabato; o editor do site Carnavalesco, Alberto João, e o jornalista Cadu Zugliani, do portal SRZD.

“Ano passado eu votei no Bola Preta como melhor bloco. Vou sair de novo nele este ano e em vários outros. Vamos ver se vou manter o meu palpite ou se mudo”, diz o auxiliar de escritório Valério Charrinho Bráz, de 27 anos, morador de Santa Teresa.

Já a gerente de marketing, Marilane Diniz, 34, diz estar atenta no melhor samba do ano. “Já tenho minha opinião, mas vou confrontá-la com a empolgação dos foliões na avenida. Votarei no que for mais contangiante e cantado pelo público”, garante Marilane.

A entrega dos prêmios será após o Carnaval. O Tamborim de Ouro foi criado, inicialmente em parceria com a rádio FM O Dia, para propiciar interação mais estreita entre o público e o mundo do samba.