Patrícia Poeta perde 5kg com aulas de samba

Apresentadora ganha elogios da sua professora de dança, Carla Campos: 'Ela teve mudanças no quadril e no abdômen'

Por O Dia

Apresentadora Patrícia Poeta estreia neste sábado o 'É de casa' com 5 kg a menos%2C depois de se dedicar às aulas de sambaDivulgação

Rio - Patrícia Poeta descobriu uma forma eficaz de perder peso e entrar em forma: aulas de samba. A apresentadora do ‘É de Casa’, que estreia hoje na Globo, tem suado a camisa desde fevereiro com muito rebolado e samba no pé. Resultado: 5 kg a menos.

“Faço aula uma vez por semana e é uma delícia, em uma hora estou completamente suada, já perdi 5 kg. Antes, eu sambava muito mal, sou gaúcha, né? Sambar também é uma terapia”, avalia Patrícia. Quem não concorda quando Patrícia diz que sambava mal é sua professora de dança, Carla Campos, dona do projeto Samba Fit, onde ministra aulas em seu estúdio (em Ipanema) e em vários países do mundo.

“Impossível uma mulher linda e doce como ela sambar muito mal. Ela tem muita humildade. Patrícia já sabia sambar e agora está um espetáculo. Fiz algumas adaptações e ajustes, estou trabalhando o condicionamento dela e ensinando novos floreios”, explica Carla, que está realizando um workshop na Europa atualmente.

Em um hora de aula, Carla destaca que procura trabalhar o corpo da apresentadora como um todo: “Mas as pernas, coxas e abdômen são bem solicitados”. Ao falar das mudanças mais perceptíveis na silhueta da jornalista, Carla é direta: “No quadril e abdômen”.

As aulas vêm surpreendendo bastante Patrícia, que garante que os passos não são tão fáceis quanto parecem. “Fiquei surpresa ao descobrir que o movimento dos braços é quase tão importante quanto o das pernas”, aponta a gaúcha. "É bem difícil coordenar os braços e movimentá-los com charme e sincronismo. Muitas vezes, as alunas esquecem que têm braços e não sabem onde colocá-los”, acrescenta a professora. Mas Patrícia, na avaliação de sua mestre, leva “nota mil”, pela garra e dedicação.

“O que mais me impressiona é seu excelente poder de concentração, humildade e rapidez para aprender. Além da suavidade e elegância em todos os seus gestos e movimentos. É uma verdadeira Diva do Samba! Tem que respeitar!”, reconhece Carla. Quem sabe no carnaval do ano que vem a gente não vê Patrícia mostrando o que aprendeu nos desfiles da Sapucaí. “Calma, gente, não vou virar a Globeleza, não”, diverte-se.



Veja a entrevista completa com Carla Campos, a professora de samba de Patrícia Poeta:

Há quanto tempo você dá aula de Samba?

C: Me formei em Educação Física pela Universidade Gama Filho em 1992 e criei a aula Samba Fit em 1997. Este ano, o Samba Fit está fazendo 18 anos de existência, e estou comemorando este aniversário fazendo uma turnê pela Europa com o projeto Samba Fit Itinerante, com aulas e apresentações na França, Alemanha, Suécia, Islândia e Itália. O objetivo deste projeto é felicitar o maior número de pessoas possível, levar a cultura brasileira para outros países, representar o Brasil através do Samba, compartilhando alegria, autoestima e muita felicidade.

Desfila há quanto tempo? Tem alguma escola de samba preferida?
C: Tenho 45 anos e desfilo há 19. Amo samba e trabalho com alunas de diversas escolas, então não tenho uma escola preferida, a minha preferência é pela agremiação que mostra um trabalho sério e com profissionalismo, pois afinal somos responsáveis pelo maior espetáculo a céu aberto, e precisamos mostrar um trabalho com comprometimento, beleza e muita responsabilidade. Atualmente, desfilo pela União da Ilha e Império da Tijuca.

Que tipo de pessoas costuma procurar seus serviços?
C: Atualmente, dou aulas para todas as pessoas sem distinção, o samba é uma verdadeira miscigenação e representa muito bem o povo brasileiro. Já tive alunas dos 4 aos 80 anos, mulheres, homens, estrangeiros do mundo todo, brasileiros, rainha de bateria, destaque de chão, passistas. Acho que o tipo de pessoas é o que quer ser mais feliz, cuidar da saúde e da boa forma física. Porque samba é saúde, alegria e força.

De quantas aulas uma pessoa precisa para sair sambando?
C: Depende de cada pessoa, mas no mínimo 12 aulas.

O que é mais difícil na hora de aprender a sambar? As pessoas costumam sair com dores?
C: O mais difícil é a coordenação dos braços, pernas e quadril e desapegar de velhos conceitos. Difícil sair com dor, a não ser que a pessoa esteja em um grau de sedentarismo muito alto.

A Patrícia Poeta me falou numa entrevista que faz aula com você desde fevereiro. Como ela é como aluna?
C: A Patrícia Poeta é uma aluna muito determinada, focada, com muito comprometimento e muita seriedade.

A professora de samba Carla Campos fazendo pose Divulgação


O que mais te impressiona nela?
C: O que mais me impressiona é seu excelente poder de concentração, a humildade e rapidez para aprender e a suavidade e elegância em todos os seus gestos e movimentos. É uma verdadeira Diva do Samba! Tem que respeitar!

Ela me contou que emagreceu 5kg com as aulas de samba. Dá para perder 5kg em 6 meses apenas com aula de samba ou precisa de mais algum cuidado, tipo outros exercícios ou alimentação?
C: Eu acredito no trabalho multidisciplinar. É muito importante aliar o exercício físico com uma alimentação equilibrada. O gasto calórico do Samba Fit é em torno de 500 calorias. Se tiver uma continuidade e assiduidade é possível, sim, perder esses quilos.

Patrícia também falou que sambava muito mal, mas que agora está sambando bem. Ela sambava muito mal mesmo?

C: Claro que não! Impossível uma mulher linda e doce como ela sambar muito mal, ela tem muita humildade. Patrícia já sabia sambar. Agora, está um espetáculo, fiz algumas lapidações e ajustes, estou trabalhando o condicionamento para o samba e ensinando novos floreios.

Qual nota você dá para ela como professora?
C: Nota 1000 pela garra, dedicação e principalmente pela verdade que transmite naquilo que decide fazer. Faz com amor!

A apresentadora contou que faz as aulas uma vez por semana e que são uma terapia para ela. Por que você acredita que as suas aulas tenham essa função?

C: O samba Fit nada mais é que entrar em estado de meditação. Meu objetivo é fazer com que as alunas imaginem que no mundo só há sua mente e seu corpo, totalmente relaxados, e permitam se entregar de corpo e alma ao samba livrando-se da timidez e da demolidora autocrítica, buscando um verdadeiro encontro consigo mesma, melhorando a autoestima e arrancando todas as couraças que impediam sua verdadeira expressão. Procuro, através do Samba Fit, entender a alma humana e acessar o ponto em desequilíbrio através da alegria de sambar.

O que engloba sua aula de samba? Qual a metodologia?
C: O samba Fit engloba samba, saúde, sensualidade e superação, desenvolvendo o charme, alegria, elegância e atitude. Como metodologia, eu busco trabalhar todos estes pontos através do aquecimento articular de membros inferiores e superiores e da região lombar e cervical, exercícios de coordenação de quadril, braço e pernas, passos básicos, floreios, coreografias de batucadas e samba enredo, exercícios abdominais e alongamento.

As aulas são sempre ministradas ao som de samba-enredo?
C: Sempre samba. Inicio com samba de raiz ou samba mais lento.

As aulas são particulares ou em grupo?

C: Podem ser particulares ou grupo de até 6 pessoas

A Patrícia contou que em 1h de aula, ela sai completamente suada. Quais músculos são mais trabalhados?
C: É trabalhado o corpo como um todo, mas as pernas, coxas e abdômen são bem solicitados.

Quais mudanças no corpo da Patricia Poeta você viu depois das suas aulas?
C: Mudanças no quadril e abdômen

Ela contou também que o que mais surpreendeu foi o movimento dos braços.
C: É bem difícil coordenar o braços e movimentá-los com charme e sincronismo, muitas vezes, as alunas esquecem que têm braços e não sabem onde colocá-los. Minha função é dar educativos para execução de um movimento harmonioso, bonito e sincronizado com o ritmo das pernas e molejo do quadril.

Para quais famosos você já deu aulas?

C: Já tive a honra de dar aulas de Samba Fit para grandes nomes. A Luiza Brunet foi a minha primeira e inesquecível aluna. Também já dei aulas para Natália Guimarães, Boni e sua esposa, Lu, Roberta Sá, Patricia Poeta, Leila Pinheiro, Gracyanne Barbosa, Joana Machado, entre outros.

Qual dica básica você dá para quem quer aprender a sambar?
C: Não tenha medo de ser feliz, se entregue de corpo e alma e venha sambar o mais rápido possível.

O que uma boa sambista precisa ter ou fazer?
C: Ter atitude, elegância e comprometimento em tudo que realizar na vida. Isso é a base para viver plenamente e superar todos os obstáculos e dificuldades que surgirem no caminho.

Últimas de Celebridades