Após atuar em ‘Narcos’, André Mattos vai investir em carreira internacional

Ator interpretou o narcotraficante Jorge Ochoa na série sobre a vida de Pablo Escobar, produzida pelo Netflix

Por roberta.campos

Rio - André Mattos estava descendo a rua Lopes Quintas, onde mora no Jardim Botânico, após uma aula de alongamento, quando seu celular tocou. Era o diretor José Padilha, com quem ele trabalhou em ‘Tropa de Elite 2’. “Dedé, você fala espanhol?”, perguntou Padilha, que, diante da resposta positiva, fez o convite: “Quer morar seis meses na Colômbia? O Wagner (Moura) já está lá. Vambora?!”

Em pouco tempo, o trio Padilha, André e Wagner repetia a parceria na terra dos maiores narcotraficantes do mundo, ‘hablando mucho español’. Mas o sotaque dos brasileiros, principalmente de Wagner Moura, foi um dos grandes bafafás de ‘Narcos’, série do Netflix. André garante que não se incomoda com as críticas.

Na série ‘Narcos’%2C André Mattos interpreta o narcotraficante Jorge OchoaDivulgação

“Atuar em espanhol me deu outra vivência como artista e ser humano. O Ricardo Darín costuma falar muito sobre essa coisa de atuar em outros idiomas. A melhor língua para você representar, evidentemente, é a sua nativa. Tirando a sua, todas as outras não serão perfeitas”, avalia o ator, de 53 anos, que agora quer focar em atuações fora no Brasil.

“Esse trabalho me coloca, definitivamente, num mercado que me interessa muito, que é o mercado internacional. Acredito que hoje em dia não tenha mais essa coisa de ator brasileiro, mexicano, americano, e, sim, atores internacionais. Estou com a cabeça mais aberta para o mercado lá fora, vou me mudar para Los Angeles, fazer contatos, me aprimorar.”

Na trama, André vive Jorge Ochoa, um dos principais parceiros de Pablo Escobar e um dos fundadores do Cartel de Medellín. Na primeira temporada, ele termina preso. “Na vida real, Jorge ainda está vivo, Fábio está preso e o outro irmão, Juan Ochoa, já morreu. Fiz pesquisas em livros e com entrevistas que Jorge deu, não o conheci pessoalmente”, esclarece. “Os advogados da Netflix conversaram com familiares dele, que pediram certa reserva em relação ao irmão morto, pediram que ele não aparecesse na série.”

Após ser anunciada a segunda temporada da produção, as especulações agora giram em torno de outras questões, como, por exemplo, qual desfecho terão os irmãos Ochoa (vividos pelo brasileiro André Mattos e pelo colombiano Roberto Urbina) e Pablo Escobar (Wagner Moura). Tudo tem sido guardado em segredo, nem mesmo o ator pôde confirmar se estará ou não na sequência.

“Estou aguardando as oportunidades. Apesar de ser contratado pela Record, e me orgulho muito disso, fazer um trabalho para um canal com 50 milhões de assinantes abre portas de uma forma genial. A TV aberta perde muito com isso. Minhas filhas, por exemplo, não veem novela, mas assistem Netflix”, justifica. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia