Após atuar em ‘Narcos’, André Mattos vai investir em carreira internacional

Ator interpretou o narcotraficante Jorge Ochoa na série sobre a vida de Pablo Escobar, produzida pelo Netflix

Por O Dia

Rio - André Mattos estava descendo a rua Lopes Quintas, onde mora no Jardim Botânico, após uma aula de alongamento, quando seu celular tocou. Era o diretor José Padilha, com quem ele trabalhou em ‘Tropa de Elite 2’. “Dedé, você fala espanhol?”, perguntou Padilha, que, diante da resposta positiva, fez o convite: “Quer morar seis meses na Colômbia? O Wagner (Moura) já está lá. Vambora?!”

Em pouco tempo, o trio Padilha, André e Wagner repetia a parceria na terra dos maiores narcotraficantes do mundo, ‘hablando mucho español’. Mas o sotaque dos brasileiros, principalmente de Wagner Moura, foi um dos grandes bafafás de ‘Narcos’, série do Netflix. André garante que não se incomoda com as críticas.

Na série ‘Narcos’%2C André Mattos interpreta o narcotraficante Jorge OchoaDivulgação

“Atuar em espanhol me deu outra vivência como artista e ser humano. O Ricardo Darín costuma falar muito sobre essa coisa de atuar em outros idiomas. A melhor língua para você representar, evidentemente, é a sua nativa. Tirando a sua, todas as outras não serão perfeitas”, avalia o ator, de 53 anos, que agora quer focar em atuações fora no Brasil.

“Esse trabalho me coloca, definitivamente, num mercado que me interessa muito, que é o mercado internacional. Acredito que hoje em dia não tenha mais essa coisa de ator brasileiro, mexicano, americano, e, sim, atores internacionais. Estou com a cabeça mais aberta para o mercado lá fora, vou me mudar para Los Angeles, fazer contatos, me aprimorar.”

Na trama, André vive Jorge Ochoa, um dos principais parceiros de Pablo Escobar e um dos fundadores do Cartel de Medellín. Na primeira temporada, ele termina preso. “Na vida real, Jorge ainda está vivo, Fábio está preso e o outro irmão, Juan Ochoa, já morreu. Fiz pesquisas em livros e com entrevistas que Jorge deu, não o conheci pessoalmente”, esclarece. “Os advogados da Netflix conversaram com familiares dele, que pediram certa reserva em relação ao irmão morto, pediram que ele não aparecesse na série.”

Após ser anunciada a segunda temporada da produção, as especulações agora giram em torno de outras questões, como, por exemplo, qual desfecho terão os irmãos Ochoa (vividos pelo brasileiro André Mattos e pelo colombiano Roberto Urbina) e Pablo Escobar (Wagner Moura). Tudo tem sido guardado em segredo, nem mesmo o ator pôde confirmar se estará ou não na sequência.

“Estou aguardando as oportunidades. Apesar de ser contratado pela Record, e me orgulho muito disso, fazer um trabalho para um canal com 50 milhões de assinantes abre portas de uma forma genial. A TV aberta perde muito com isso. Minhas filhas, por exemplo, não veem novela, mas assistem Netflix”, justifica. 

Últimas de Celebridades