Por helio.almeida

Rio - O risco de interromper a carreira precocemente fez com que Preta Gil tomasse uma decisão importante: participar da nova temporada do ‘Medida Certa’, que estreia neste domingo no ‘Fantástico’. Com sérios problemas no joelho direito, que já foi operado duas vezes, a cantora, de 39 anos, sente dores e precisa colocar gelo no local, inchado, ao fim de cada show. De olho na saúde e numa agenda cada vez mais lotada, ela quer reverter esse quadro de sofrimento.

'Meu problema no menisco é sério'%2C disse a cantoraDivulgação

“Meu ortopedista disse que, se continuar do jeito que está, a chance de eu ter que parar em menos de cinco anos é muita grande. Meu problema no menisco é sério. Se eu tirar de vez e não fortalecer o músculo da perna, talvez tenha que fazer uma cirurgia para implantar uma prótese. Teria que ficar afastada dos palcos por um ano. Ou seja, pra mim, isso é a morte”, diz a cantora.

A meta de Preta é desfilar na Sapucaí com seu bloco de Carnaval, sambando o percurso inteiro, sem sentir dores no joelho. Para isso, ela também sonha em caber na fantasia que usou como rainha de bateria da Mangueira, em 2007. Na época, tinha 15kg a menos do que hoje — o peso atual só será revelado no programa.

“Vou continuar gordinha, só que saudável. Não vou perder 20kg. Se emagrecer 8kg, vai ser muito. Isso vai dar a leveza de que preciso para o meu joelho, para continuar a fazer 18 shows por mês, mais de 200 no ano, e sair no meu bloco”, explica ela, uma sedentária que está sempre na correria, sem tempo para se alimentar direito nem dormir. “Pense numa pessoa toda bichada e que precisa passar por uma reforma. Sou eu!”.

Para alcançar a boa forma, Preta tem seguido à risca o programa de treinamento, exercícios e reeducação alimentar, elaborado pelo preparador físico Márcio Atalla e pela nutricionista Cristiane Moraes. Mas ela confessa que tomava remédios para emagrecer. “Foi isso que me fez ficar com pré-diabetes. Meu metabolismo ficou lento por conta dos remédios que tomei. Por isso que digo para nunca ninguém tomar moderador de apetite”, alerta.

Viciada em refrigerante, a cantora cortou a bebida de sua dieta. Já o prato preferido — estrogonofe — vai continuar fazendo parte de seu cardápio, graças a uma receita light que a nutricionista ensinou para a cozinheira dela. “A gente come de tudo, mas menos quantidade”, conta.

No programa, ela fará dupla com o humorista Fábio Porchat. Os dois, que juntos pesam 184kg, competirão contra a rainha do tecnobrega Gaby Amarantos e o cantor sertanejo César Menotti — que juntos estão com 215kg. Após a disputa de provas físicas semanais, eles passam por uma medição da circunferência abdominal e pesagem. Quem perde mais peso ganha pontos.

Nas gravações, Preta já não se incomoda tanto com a exposição do corpo. “O que é uma gordurinha, uma banha, uma celulite, uma estria? Todo mundo tem! Só boneca não tem”, brinca.

Você pode gostar