Walcyr Carrasco recebe carta branca da Globo para incluir beijo gay em trama

Atores da novela 'Amor à Vida' torcem para que a cena vá ao ar

Por O Dia

Rio - O tão esperado beijo gay nas novelas da Globo está mais perto de acontecer do que as pessoas imaginam. Diante da repercussão do romance de Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), na novela ‘Amor à Vida’, fontes do DIA revelam que a direção-geral da emissora deu carta branca para Walcyr Carrasco, autor da trama das 21h, incluir um beijo entre os dois personagens homossexuais em seu roteiro. Resta saber se Walcyr vai querer assumir essa responsabilidade.

A Comunicação da Globo, no entanto, não desmente nem confirma a informação de que a cena está liberada para ir ao ar e limita-se a dizer que “a cena não está no roteiro”. O que não significa que não possa entrar até o último capítulo.

Félix e Niko em cenas românticas. Casal deve protagonizar primeiro beijo gay na teledramaturgia da GloboDivulgação

Thiago Fragoso chegou a declarar, no início da trama, que seu personagem poderia protagonizar o primeiro beijo gay na história da teledramaturgia da emissora. “Acho possível, mas essa não é a verve da história. A intenção é discutir as novas famílias brasileiras”, comentou o ator, na época.
A atriz Fernanda Machado, que deu vida à vilã Leila na novela, torce para que o beijo aconteça.

“Acho superimportante. ‘Amor à Vida’ foi a primeira novela a ter um protagonista homossexual e isso já é um marco. Walcyr fez história, assim como o Mateus Solano. Esse tabu tem que ser deixado de lado logo. Acho uma bobagem dar tanto valor a essa cena do beijo gay, que já deveria ser uma coisa normal, comum nas novelas. Fica parecendo que a sociedade ainda tem preconceito em relação a esse assunto. Está na hora que quebrar esse tabu e parece que o Walcyr vai conseguir isso”, declara.

Julio Rocha, intérprete do médico Jacques, que quase conquistou o coração de Félix na ficção, diz não saber da decisão final do autor e comenta que ainda não parou para pensar no que a cena inédita pode contribuir para a sociedade. “Não pensei a respeito. Se houver um beijo gay com sentimento, vai ser legal. Todo mundo gosta de ver uma história de amor, independentemente de ser homem com homem ou mulher com mulher”, argumenta Julio.

Rodrigo Andrade, intérprete do fisioterapeuta Daniel, acredita que o beijo será apenas a cereja do bolo na relação entre Félix e Niko: “Essa trama envolve sentimento. A história deles está virando uma história de amor tão bonita de se contar que o beijo será apenas um detalhe para quebrar um tabu”, defende. Já Walcyr parece não querer se pronunciar sobre o assunto delicado. Até o fechamento desta edição, o autor não havia respondido às solicitações.

Luciana Vendramini e Gisele Tigre fizeram história com beijo gay em 'Amor %26 Revolução'%2C no SBTDivulgação


Beijos censurados

No dia 11 de maio de 2011, o SBT saiu na frente e exibiu o primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira, na novela ‘Amor & Revolução’. A cena aconteceu no último bloco do capítulo, com as personagens de Luciana Vendramini e Gisele Tigre. Mas na Globo a história tem sido diferente. Alguns casais foram privados do tal beijinho por conta do tabu que envolve o assunto dentro da emissora.

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, que viveram o casal Junior e Zeca em ‘América’ (2005), de Glória Perez, até chegaram a gravar a cena do beijo, que acabou censurada para exibição. O casal Clara e Rafaela, de ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003), vivido por Paula Picarelli e Alinne Moraes, respectivamente, também ficou só na vontade. Muito se especulou sobre um beijo entre as duas, mas o autor Manoel Carlos optou por não colocar a cena no roteiro.

Já Jennifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie), de ‘Senhora do Destino’ (2004), até se cumprimentavam com selinhos e apareceram juntas na cama, mas beijo de língua, nem pensar! No remake de ‘Ti Ti Ti’ (2010), Julinho (André Arteche) e Thales (Armando Babaioff) ganharam uma noite de amor exibida na trama, mas faltou coragem a Maria Adelaide, que assinou a nova versão da novela, para selar o romance deles com um beijaço.

Últimas de Televisão