Série ‘Brazil’s Soccer Cities’, mostra o Rio que os turistas pouco conhecem

Série da BBC, visita seis cidades brasileiras que vão sediar a Copa, e tenta mostrar locais e eventos que vão além do cenário de cartão-postal

Por O Dia

Rio - Tem imagens do Cristo Redentor e do Maracanã, mas os cartões-postais do Rio não são o foco principal. Na série ‘Brazil’s Soccer Cities’, que apresenta seis cidades brasileiras que vão sediar jogos da Copa do Mundo — Brasília, Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Salvador e São Paulo —, as lentes da BBC são apontadas também para lugares e eventos pouco conhecidos pelos estrangeiros, como o baile charme do viaduto de Madureira. Em seis episódios, a atração estreia nesta quarta-feira, no Brasil e no mundo, no canal BBC World News, em inglês.

A jornalista Silvia Salek (de azul) com crianças do Turano%3A visita a comunidades pacificadas faz parte do tourDivulgação


“É um programa sobre turismo que tenta se afastar da abordagem superficial de outros do gênero. A ideia não é enumerar a agenda cultural da cidade ou destacar os pontos turísticos essenciais, e sim mostrar por que o Rio é tão interessante e o que está mudando na cidade”, diz Silvia Salek, diretora de redação interina da BBC Brasil, que apresentará o segundo episódio, sobre o Rio, no dia 14. O primeiro é sobre Brasília.

Na Cidade Maravilhosa, Silvia mostra o Cristo, o Maracanã, a Floresta da Tijuca, a Praia do Arpoador e o centro antigo da cidade. Mas o tour é mais amplo, abrangendo um passeio pelo Morro do Turano e um registro do baile charme que acontece debaixo do viaduto de Madureira. “Fiz questão de incluir uma comunidade no roteiro, mas tinha também a preocupação de não mostrar apenas o lado ruim, como os valões com esgoto a céu aberto ou a vida precária que muitos enfrentam”, explica a jornalista, que trabalhou na favela da Rocinha, na TV ROC, no início da carreira. “Tentamos uma abordagem equilibrada.”

No Turano, ela destaca que o lazer e o esporte são o fio condutor da visita: “Mostramos os ciclistas que, com a pacificação, têm organizado uma série de campeonatos em diferentes comunidades.” A série mostra entrevista com moradores de vários cantos da cidade, menciona a desigualdade no país e ainda relembra os protestos que aconteceram no ano passado. A versão em português só estará disponível entre maio e junho no site da BBC Brasil.

Últimas de Televisão