Por daniela.lima

Rio - Matheus Nachtergaele já imortalizou diversos personagens na TV e no cinema e agora acaba de brilhar no filme "Trinta", que conta a história de Joãosinho Trinta, carnavalesco que revolucionou o carnaval carioca. Não foi nada fácil "se tornar" Joãosinho na telona e é exatamente sobre isso que o ator irá falar nesta segunda-feira no programa "Preview", que vai ao ar às 22h no canal Telecine Pipoca. 

Matheus Nachtergaele como Joãosinho Trinta na telonaDivulgação


"Ele tenta a sorte na Cidade Maravilhosa, e, apesar de ser baixo e ter a cabeça chata, vai para o balé do Theatro Municipal. Logo depois, foi se envolvendo com figurinos, adereços, cenografia. Até que o Pamplona (Fernando - carnavalesco e diretor de cenografia do Municipal) o levou para fazer alegorias no Salgueiro. A alta cultura que ele adquiriu no Theatro transformou para sempre o carnaval carioca. Eu estou vivendo um dos maiores artistas do mundo, por isso, essa ansiedade", confessou o protagonista Matheus Nachtergaele, durante a entrevista ao programa.

O ator relevou ainda como foi seu encontro com o carnavalesco, que morreu em dezembro de 2011, aos 78 anos.

"Eu estive com o João antes de filmar. Ele sabia que eu faria o filme, estava feliz que eu ia fazer. Vi aquele olhar de criança e deu para me contaminar com a visão de mundo que ele tinha. O meu coração esteve com ele. E a cada aula de balé que eu tive que fazer para o filme, ele estava comigo. E hoje, eu estou aqui quase como um cavalo,um cavalo para o João cavalgar pelo Municipal", declarou ele, que ainda deu a sua definição para o homenageado da noite: "Joãosinho é a prova viva de que nascemos carentes e podemos fazer maravilhas quando recebemos alguma cultura".

O diretor Paulo Machline também falou ao programa sobre as primeiras impressões que Joãosinho lhe causou.

"A primeira lembrança que eu tenho dele é do carnaval de 1989, quando eu estava na avenida, e em 2002, no nosso primeiro encontro. O Joãosinho olhou pra mim e disse: ‘Cadê a câmera?’ ", contou ele, que iniciou a pesquisa há mais de uma década: "Estou há 12 anos nesse projeto, Joãosinho tem história que não acaba mais. O filme é fruto de uma enorme pesquisa. E ele merece todas as homenagens". Trinta tem estreia prevista nos cinemas para o dia 13 de novembro.

Você pode gostar