Gloria Pires e Cássio Gabus Mendes voltam a ser marido e mulher em ‘Babilônia’

Atores relembram o casal Maria de Fátima e Afonso, que eles interpretaram na icônica novela ‘Vale Tudo’, 26 anos atrás

Por O Dia

Rio - Vinte e seis anos depois de viverem o casal Maria de Fátima e Afonso em ‘Vale Tudo’, Gloria Pires e Cássio Gabus Mendes voltam a ser marido e mulher em outra novela das nove escrita por Gilberto Braga, ‘Babilônia’, assinada ainda por Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.

Na trama que estreia hoje, na Globo, os atores dão vida a um casal amoral, a arquiteta Beatriz e o milionário Evandro, unidos pela falta de ética e pela ganância. “Eles são como um gambá cheirando o outro. São iguaizinhos”, brinca Gloria, em referência ao caráter dos personagens. “Beatriz é uma vilã louca, insaciável sexualmente e , ao mesmo tempo, adorável”, analisa a atriz.

Gloria Pires e Cássio Gabus Mendes em Paris%2C durante gravação de ‘Babilônia’Divulgação

Ao ver os atores juntos novamente, os noveleiros de plantão podem até ter a sensação de ‘déjà vu’. Em ‘Vale Tudo’, a vilã Maria de Fátima dava o golpe do baú no ricaço Afonso, um empresário correto. Para Cássio, não existe semelhanças entre o antigo casal e o de ‘Babilônia’, mas ele arrisca uma teoria: “Eles são completamente distintos. Acho que as pessoas acabam fazendo essa associação porque o casal Maria de Fátima e Afonso foi muito marcante. Agora, é outro conflito, outro perfil. Beatriz é uma grande vilã, e Evandro não é flor que se cheire.”

Cássio está empolgado por voltar a fazer par romântico com Gloria numa novela. Os dois também já tinham sido marido e mulher em ‘Desejo de Mulher’, novela das sete exibida em 2002. “Compartilhar um trabalho com ela é um presente maravilhoso. Contracenar com ela num conflito tão bacana é muito bom”, vibra.

Já Ricardo Linhares jura que a escalação de Gloria e Cássio para fazer Beatriz e Evandro não foi intencional: “Foi pura coincidência.” O coautor frisa ainda que as histórias e os personagens não têm relação alguma. “Maria de Fátima era uma vilã fria, racional, comedida. Beatriz é exuberante, sedutora, impulsiva, não mede as consequências de seus atos, segue apenas o seu desejo. É viciada em sexo, quase uma ninfomaníaca”, ressalta Linhares.

O casal Maria de Fátima e Afonso%2C interpretados por ambos%2C há 26 anos%2C na novela ‘Vale Tudo’Divulgação

No início da novela, a inescrupulosa Beatriz é viúva e está falida. Um golpe no milionário Evandro, dono da construtora Souza Rangel, é sua melhor chance de sair do buraco. Ela aproveita que a mulher de Evandro, Marta, está internada com uma doença em estágio terminal para dar o bote e arrebatar o ricaço. “Acho que o casamento deles tem um pouco de interesse, sim, dos dois lados. Mas Evandro gosta de fato dela. A Beatriz faz bem para ele”, diz Cássio.

Beatriz conquista Evandro após uma cartada de mestre. A vilã finge ser muito próxima da mulher dele e, quando ela morre, mente dizendo que a amiga queria que suas cinzas fossem jogadas no rio Sena, em Paris. Beatriz inventa que está viajando para lá e se oferece para fazer o serviço. Os dois acabam viajando juntos. Na romântica cidade da França, eles começam a relação e ficam noivos. Após o casamento, a vilã passa a administrar a empreiteira do marido.

“Aos poucos, Beatriz vai dominando a empresa, até conseguir o cargo de presidente. Evandro, cansado de trabalhar, abre mão de bom grado do poder para a mulher. Beatriz é ambiciosa, competente e workaholic”, conta Linhares.

Após se aposentar, Evandro vai passar a curtir a vida adoidado, jogando golfe e tendo relacionamentos com várias garotas de programa, como Alice (Sophie Charlote), filha de Inês (Adriana Esteves), amiga de infância que é obcecada por Beatriz. “Sozinha no poder, Beatriz faz negociatas com políticos, pagando propinas, para superfaturar obras e criar um caixa dois. Seu objetivo é levar a Souza Rangel a ser uma das cinco maiores empreiteiras do Brasil”, adianta o autor.

Mas a vilã também é insaciável e abusa do poder de sedução para levar vários homens para a cama. O que Evandro vai fazer quando descobrir essa faceta da mulher é uma outra história...

Últimas de Televisão