Visagista estreia como ator em série

Beto Carramanhos faz uma drag queen na série de humor 'Acredita na Peruca', que estreia nesta segunda-feira

Por O Dia

Luiz Fernando Guimarães como Eleonora%2C protagonista da sérieDivulgação

Rio - O visagista Beto Carramanhos, responsável pela caracterização dos atores nos espetáculos da dupla Cláudio Botelho e Charles Möeller, tinha uma espécie de ritual nos dias de estreia. “Eu falava para o Charles: ‘Tá bom, mas que horas eu entro?’. Era um mantra, algo como um desejo de boa sorte”, conta o maquiador, de 50 anos. Só que a brincadeira virou coisa séria há uns seis meses, quando o diretor convidou Beto para fazer seu primeiro papel como ator: a drag queen e cabeleireira Lucy in the Sky, na série de humor ‘Acredita na Peruca’, que estreia nesta segunda-feira (18), às 22h30, no Multishow.

“Foi uma surpresa. Demorou até minha ficha cair.Acho que o ator devia passar por todas as fases do teatro também, virar caracterizador e maquiador numa montagem, assistente de figurino em outra... É impressionante como a gente entende o outro lado quando passa por isso. Atuando novamente ou não, minha relação com os atores nunca mais vai ser a mesma”, diz Beto.

Na trama escrita e dirigida por Charles Möeller, Lucy in The Sky é a única profissional de verdade no salão de beleza de Eleonora, uma milionária falida e esnobe, vivida por Luiz Fernando Guimarães, protagonista da série.

“Lucy é cabeleireira de dia e trabalha na boate à noite. Charles criou uma drag humanizada, não queria só uma pintosa, escrachada, pornográfica ou bandida”, conta o visagista, que leva duas horas para se ‘montar’. “Faço a barba, me maquio, me visto e boto a peruca”.

Na pele da cabeleireira Lucy in The Sky%2C Beto Carramanhos contracena com a atriz Claudia Missura%2C a SilviaDivulgação

Beto também cuida da caracterização do elenco da série, função que já exerce no teatro há 28 anos. Se o programa ganhar uma segunda temporada, ele pretende escolher pessoas da plateia — do Teatro Adolpho Bloch, onde é gravado — para fazer uma transformação. “Não deu tempo para fazer isso nos primeiros episódios, mas ainda vai acontecer. Quero aproveitar que sou cabeleireiro e maquiador para dar esse diferencial ao programa”, explica.

Estreante na TV, ele conta que, a cada dia de gravação, aguardava ansiosamente o momento de entrar em cena. “Foi um desafio que encarei e sabia que podia fazer. Charles dá liberdade para criar, mas respeito o texto. Dá um baita nervoso. Se não estivesse entre amigos, talvez fosse pior”, confessa.

A trama da série gira em torno de Eleonora, dona de um salão de beleza em Copacabana. Pelo local circulam o mordomo Sebastian (Eucir de Souza); a problemática Silvia (Claudia Missura), filha da dona; o gogo boy Carlão (João Gabriel Vasconcellos); a ex-atriz pornô Stephanie (Miá Mello) e a esnobe Maria Eduarda (Fernanda Nobre), sócias do salão, e a ex-cantora Coral (Gottsha).

Últimas de Televisão