Nat Geo transmite ao vivo cirurgia de cérebro

Especial mostrará intervenção em paciente acordado e será exibido simultaneamente em 171 países neste domingo

Por O Dia

Rio - O canal Nat Geo vai exibir pela primeira vez, ao vivo, uma cirurgia de cérebro humano. O evento vai acontecer neste domingo, a partir das 23h, com transmissão para 171 países. Na sala de cirurgia do Centro Médico do Hospital Universitário Case, em Cleveland, Ohio (EUA), o paciente estará acordado durante a intervenção, para que possa falar com os médicos.

Nat Geo transmite ao vivo cirurgia de cérebroDivulgação

O especial 'Cirurgia Ao Vivo' mostrará uma cirurgia de estimulação cerebral profunda (ECP), uma intervenção em que se perfura o crâneo para acessar o cérebro. Com o paciente consciente, os neurocientistas podem saber onde colocar os eletrodos e fazer as provas necessárias para determinar se localizarão ou não a área do cérebro afetada.

Dentro da sala de cirurgia do Hospital Universitário Case estarão dois cinegrafistas com câmeras de mão e várias câmeras robóticas para registrar o procedimento. Ao longo da transmissão, o público terá a mesma visão da equipe de neurocirurgiões, em tempo real.

O especial também contará com material já gravado, que mostra tecnologias avançadas utilizadas na cirurgia e como a realidade virtual está mudando a medicina. A apresentação será de Bryan Gumgel, com comentários do neurocirurgião Rahul Jandial e da especialista em neurociência Cara Santa Maria, que acompanharão a transmissão da cirurgia.

Últimas de Televisão