Por tabata.uchoa
Rio - Alex Barbosa foi demitido da TV Centro América, afiliada na Globo Mato Grosso, em outubro de 2015. Cerca de três meses mais tarde, na última terça-feira, Barbosa ressurgiu no programa "Bom Dia Brasil" com um microfone da TV Miragem, também afiliada da Globo, porém do Maranhão.
Alex Barbosa não era de fato empregado da TV Centro América — apesar de ter contrato e salário pago por eles —, mas sim da central nacional de repórteres da Rede Globo. Talvez por isso não tenha demorado (tanto) para reaparecer na TV em reportagem de outra afiliada.
Alex Barbosa apareceu no 'Bom Dia Brasil' com um microfone da TV Miragem meses depois de ser demitido da TV Centro AméricaReprodução

Entenda o caso

Publicidade
Em 12 de outubro de 2015, o repórter foi detido em uma estrada em Cáceres enquanto simulava o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil. Barbosa levava no carro, ao lado de dois jornalistas e um boliviano, 240kg de gesso em pó embalados como a droga para expor a fragilidade do combate ao tráfico de drogas na fronteira entre os dois países. O repórter foi demitido duas semanas mais tarde.
À época, o Secretário de Segurança Pública do estado Mauro Zaque pediu para que a emissora exibisse a reportagem completa para que mostrar "da forma que aconteceu" e provar que o estado faz o seu trabalho de controle na fronteira. Antes de serem detidos, Barbosa e sua equipe já haviam rodado 600km durante 12h por estradas da região.
Publicidade
Segundo o "NTV", o repórter costumava incomodar o governo local com suas reportagens investigativas e a TV Centro América foi pressionada politica e economicamente para que Barbosa fosse afastado.