'Totalmente Demais' prova que a Globo precisa valorizar o público jovem

Altos índices de audiência de 'Malhação' e da novela das 19h mostram a força desta faixa etária na emissora

Por O Dia

Os jovens atores Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas protagonizam o sucesso das 19hDivulgação

Rio - O sucesso da novela das 19h da Globo, “Totalmente Demais”, tem chamado a atenção. Há bastante tempo já não se via uma trama do horário com níveis tão positivos quanto os que estão sendo alcançados - a novela já chegou a superar a novela das 21h em termos de audiência. 

Tem se falado sobre como a trama constrói uma espécie de conto de fadas, fugindo de polêmicas e de histórias mais realistas, o que poderia aproximar o espectador. No entanto, a novela tem um mérito maior: uma aproximação com o público jovem. 

Rosane Svartman e Paulo Halm, os autores, já haviam se destacado em "Malhação Sonhos", quando conseguiram tirar a novela teen da Globo de seu marasmo habitual e conversar de maneira mais eficiente com os jovens, trazendo temáticas e uma linguagem que aumentaram o engajamento desse público com a trama. O resultado? A temporada foi um das de maior sucesso do formato nos últimos tempos.

Um exemplo foi o engajamento nas redes sociais. A expressão “Perina”, por exemplo, foi criada para se referir ao casal formado entre Pedro (Rafael Vitti) e Karina (Isabella Santoni). Séries americanas de sucesso costumam apresentar um fenômeno similar, e as bases de seguidores jovens desses formatos são fortes.

Talvez o maior mérito dos autores seja entender a linguagem dos jovens, ou seja, entender de verdade como eles pensam e como se aproximar deles da maneira mais eficiente dentro dos limites impostos pela televisão aberta. O maior problema de "Malhação" é que a novela por vezes pinta a juventude com tintas que não lhe cabem, ou seja, cria um tom farsesco e distante da realidade. Parece também que a emissora delega somente para ela a função de conversar com esse público e esquece as possibilidades que os outros horários possuem.

A personagem Lu (Julianne Trevisol) traz uma representação dos relacionamentos contemporâneos Divulgação/Rede Globo


Em "Totalmente Demais", além de promover uma história agradável, os escritores ainda conseguem trazer o público jovem para as telas, promovendo uma maior interação com diferentes públicos. Goste ou não, o jovem é o espectador de amanhã, e se ele não for fidelizado ao formato das novelas, fica difícil manter a audiência. E claro que não basta colocar uma gíria ou duas desse universo dentro de uma trama, é preciso compreendê-lo sem maniqueísmo, algo que a novelas das 19h faz ao discutir temas como relacionamentos por meio de aplicativos. 

Outra trama recente que exemplifica bem essa questão é "Verdades Secretas". A novela costurada por Walcyr Carrasco trouxe uma representação atual e próxima da realidade de jovens paulistanos, sem medo de mostrar elementos como drogas e sexo de forma incisiva. Mais uma vez, foi um sucesso, tanto nas redes quanto no Ibope.

Últimas de Televisão