Mariana Ximenes revive feirante que foi sucesso na pele de Claudia Raia

Atriz dará vida à personagem que Claudia Raia fez em 'Sassaricando', em 1987

Por O Dia

Mariana Ximenes como TancinhaDivulgação

Rio - ‘Mulher bonita não paga, mas também não leva”. Esse é um dos bordões que a feirante Tancinha não vai parar de repetir em ‘Haja Coração’, nova trama das 19h da Globo, que estreia, excepcionalmente, na terça-feira, substituindo ‘Totalmente Demais’, que foi estendida e termina na segunda (pela primeira vez em 39 anos), mesmo dia e horário da nova trama da Record ‘Escrava Mãe’ . Mariana Ximenes dará vida à personagem que Claudia Raia fez em ‘Sassaricando’ (1987). De acordo com o escritor Daniel Ortiz, no entanto, a produção é mais do que uma releitura. É uma versão nova com personagens e enredo inéditos. Tancinha (Mariana) vai viver um triângulo amoroso com o mecânico e batalhador Apolo (Malvino Salvador), e o executivo e playboy Beto (João Baldasserini).

Na história, Mariana usará figurino justo e decotado, e tratou de negar os boatos que davam conta de que ela teria usado enchimento para ficar mais curvilínea. A atriz chegou a sugerir a um repórter, na festa de abertura da novela, que pegasse no peito dela para sentir a realidade. “Aqui não tem plástico nem borracha, não, viu rapaz!” brincou Mariana.

Como parte da preparação para o papel, ela fez questão de falar com Claudia Raia. “Uma das primeiras coisas que fiz foi pedir licença a Claudia para eu fazer a minha Tancinha. Ela disse que eu não precisava de autorização e me mandou seguir em frente”, conta.

Aulas de prosódia e até um workshop com uma psicanalista para compreender melhor o universo da feirante, Mariana fez. “Eu acho bonitinho ela falar que está toda divididinha”, diz a atriz, referindo-se à expressão que Tancinha usará o tempo todo para demonstrar sua dúvida entre ficar com Apolo ou com Beto.

Ela também fez laboratório em feiras para compor essa personagem desaforada e pouco afeita a cantadas. “Um dia fui com meu pai , desci do meu carro e todos vieram na minha direção perguntando, sem me reconhecer. ‘Vai querer levar o quê, ô ‘madama’?’”, lembra aos risos. “Nunca fui uma frequentadora assídua de feiras, mas admito que os aromas me inebriam. O cheiro de frutas, de verduras, pescados. Mesmo sendo ruim alguns odores, como os de peixe, adoro essa bagunça organizada.” A paulistana confidenciou que não resiste à clássica combinação: “Adoro pastel com caldo de cana.” Quanto ao temperamento da nova Tancinha, a atriz adianta que ela é extrovertida, com um coração enorme e uma arrumadora nata de confusões.

‘Haja Coração’ vai mostrar e abordar a cidade de São Paulo, desde seus bairros boêmios como Vila Madalena, passando pelo centro econômico da cidade (a Avenida Paulista), até os bairros mais populares como feiras de verdade. No Projac foi montada uma cidade cenográfica com toda a complexidade da capital paulista. “A novela vai retratar São Paulo como ela é: uma mistura de culturas. Você tem shoppings ao lado de comércios populares, tradições italianas, libanesas....vamos trazer um pouco disso para a trama, conta o autor Daniel Ortiz.

A beleza e sensualidade de Tancinha vão chamar atenção nas ruas da Mooca e na feira onde sua família trabalha. O rosto com traços delicados e a ingenuidade ajudam a encantar os fregueses. “Ela é um furacão, por isso procuramos itens que dessem um tempero na composição, como um cabelo mais volumoso e uma maquiagem mais colorida”, define o supervisor de caracterização da novela, Marcelo Dias. Já a figurinista Alessandra Barrios fez um trabalho exclusivo com Mariana e explica que ela é exuberante, mas simples. “O figurino dela reflete isso, uma naturalidade não pensada ao se vestir. Nossa inspiração para compor a personagem são as grandes divas do cinema italiano”, comenta Alessandra. 

Tancinha (Mariana Ximenes) e Apolo (Malvino Salvador)Divulgação

Bonita, sim, mas nada de gracinha para cima dela. A jovem tem personalidade forte e não leva desaforo para casa. Além disso, seu coração já tem dono, até aparecer outro na jogada. A feirante e Apolo estarão prestes a se casar, quando o publicitário Beto aparecer para atrapalhar e tentar de tudo para conquistar o coração dela.

Últimas de Televisão