Por tabata.uchoa

Rio - Claudia Raia completará 50 anos em dezembro deste ano. Mãe de Enzo, 19 anos, e Sophia, 13 — ambos do relacionamento com o ator Edson Celulari —, a atriz sonha em ser mãe mais uma vez. “Sempre quis ter três filhos, e acabou que não deu tempo”, conta ela, que está casada com o ator Jarbas Homem de Mello.

Claudia Raia em 'A Lei do Amor'Divulgação

“Ele seria o pai do meu próximo filho. Mas temos tanto trabalho, vamos esperar, mas se a natureza achar que é a hora, que venha”, completa a intérprete da periguete Salete, de ‘A Lei do Amor’, novela das 21h, que estreia amanhã, na Globo.

Claudia enfrentará a ponte aérea para gravar a trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, já que está morando em São Paulo há oito meses. Uma das razões para a voltar à capital, onde morou por 28 anos, foi a questão do primogênito querer estudar Administração em São Paulo e do marido dela, Jarbas, já morar lá. Enfim, tudo convergeu.

“A violência do Rio de Janeiro também pesou. Em São Paulo, as situações de violência são mais setoriais. Sem falar que é um lugar mais disciplinado, as coisas funcionam de maneira mais rígida. O Rio é uma cidade praiana e tem um pouco mais de relaxamento. As duas localidades têm maravilhas e defeitos, como toda cidade. Tomara que a nova prefeitura do Rio traga bons fluidos e dignidade que a cidade merece”, torce.

Natural de Campinas, no interior de São Paulo, a atriz entende que passa por um momento especial da vida e da carreira. Para ela, o Rio de Janeiro representava um glamour, quase um status para a figura “Claudia Raia”.

“No Rio se vive a personagem Claudia Raia, ou Christiane Torloni ou Irene Ravache. Em São Paulo, as pessoas adoram o ator, mas não existe o glamour da TV Globo. Estava com saudades de mim. Precisei me encontrar comigo de novo. Agora, estou vivendo a Maria Claudia (o nome da atriz é Maria Paula) paulista. Sem me esquecer do que o Rio fez por mim. Fui muito feliz aqui, adoro, amo demais essa cidade”, derrete-se.

Na história de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, Claudia vive uma dona de posto de gasolina que é uma solteira convicta, que tem casos com seus frentistas sarados. “Ela é uma mulher livre, que sai e se cuida. Ela leva os meninos ao dentista, ao médico, é madrinha de casamento deles. É protetora e o porto seguro deles”, explica a atriz.

Na novela da Globo, Salete é mãe biológica de Jéssica (Marcella Rica) e adotiva de Flávia (Maria Flor). Enquanto a filha que tem o seu sangue é grossa, azeda e mal-humorada, a outra é um doce de pessoa e muito amiga de Salete.

“A Jéssica chama a mãe de velha, diz que a odeia, a xinga de vulgar, periguete, pergunta se ela não tem vergonha de pegar os meninos do posto e por aí vai”, conta.

Contudo, a vida da dona de posto não será só de bonitões e lidar com as filhas. Salete concorrerá ao cargo de prefeita da cidade fictícia de São Dimas e será atacada por todos os lados, principalmente pela filha problemática. “A gente não sabe se o problema da filha biológica é com drogas ou prostituição, mas ela vai fazer tudo para se promover às custas da mãe. As duas terão embates bem fortes. A minha personagem é uma mulher autêntica, guerreira, será uma política do bem. Trará o que há de melhor na política do mundo para a cidade dela, sendo um exemplo de administração e organização”, antecipa.

Claudia Raia se sente provocada dentro da personagem criada pelos autores de ‘A Lei do Amor’. A trama de Salete envolve um certo mistério em relação ao passado dela que instiga a atriz. Isso sem falar nas cenas leves e nas sequências dramáticas. “É tão difícil se reinventar com tantos anos de carreira! Além disso, é muito bom trabalhar com gente nova. Fico ali me sentindo no ‘Xou da Xuxa’”, brinca.

Uma das características da qual a atriz mais se orgulha é a sua habilidade agregadora. Principalmente com os colegas de trabalho. Bons exemplos disso são os diversos amigos que Claudia Raia faz por todas as novelas que passa.

“Acaba ficando um vínculo, que passa longe de ser obrigatório, é emocional. Essas amizades me ajudam em tudo. Depois da tragédia com o Domingos Montagner, eu peguei o telefone e liguei para o Cauã (Reymond) e pedi para ele não mergulhar em lugar nenhum. É uma preocupação. Sou muito próxima da Fernandinha Souza, Mari (Mariana Ximenes) e do Cauã. São meus filhotes mais velhos”, gaba-se, toda coruja.

Casada por 17 anos com Edson Celulari, Claudia diz que fala frequentemente com o ex, que luta contra um câncer. “O Edson está muito forte. Todos nós estamos muito seguros de que ele sairá dessa. Ele é um guerreiro. Acho muito legal ele fazer a novela ‘À Flor da Pele’ (próxima trama das 21h, de Gloria Perez), e continuar o tratamento. A gente bebe do nosso trabalho e se alimenta da nossa profissão. Nada melhor do que um personagem para nos dar uma força interna”, vibra.

Para o atual marido, Jarbas, Claudia não poupa elogios. “Foi um encontro total. Respiramos o ar do amor e da profissão. Somos compatíveis até no humor, no jeito de ser. Ele me traz uma paz. É o homem da minha vida!”, diz apaixonada.

QUEM É QUEM

‘A Lei do Amor’ é a primeira novela das 21h, da Globo, dos autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. A história começa em 1995, com um prólogo de cinco capítulos, e avançará 20 anos. A trama terá como alguns temas principais conflito entre famílias, amor proibido, corrupção, luta contra a leucemia, ganância e vários mistérios.

HELÔ E PEDRO

Ela é de origem humilde e ele, de uma família abastada. A amor é à primeira vista, mas o casal acaba vítima de uma armação de Fausto (Tarcísio Meira) e Mág (Vera Holtz) e se separa.

Vinte anos depois, eles se reencontram. Ele está solteiro, mas Helô é casada com Tião (José Mayer). A armação do passado é desfeita, e a chama da paixão reacende com força total.

FAUSTO

Corrupto, mau caráter, inescrupuloso empresário e político. Depois de 20 anos de maldades, se arrepende dos erros e tenta se redimir. Sofre um atentado e fica em coma.

MAGNÓLIA

Controladora, geniosa e caridosa. Defende a estrutura familiar acima de tudo. Fica irritada quando o marido, Fausto, decide abandoná-la. Mas ao vê-lo em coma, decide cuidar dele.

AUGUSTO

Filho de um líder sindical, Augusto acredita que o pai morreu depois de descobrir que Magnólia e Fausto tinham um caso antes do empresário se separar da primeira mulher.

LUCIANE

Casada com Hércules (Danilo Granghéia). É exuberante e orgulhosa de seu guarda-roupa abarrotado. Embora seja inadequada no modo como se veste, como anda, fala e se porta.

TIÃO

Inteligente, sagaz, reservado, mais age do que fala. Possui grande talento para os negócios. Marido de Helô, fará uso dos truques razoáveis ou mais sujos para afastá-la de Pedro.

YARA

Foi abandonada por Ciro (Thiago Lacerda), que queria uma mulher rica. Agora é casada com Misael (Tuca Andrada), mas é amiga do ex, mais por pena do que por qualquer outro sentimento.

ISABELLA

Estudiosa e reservada, sonha em entrar na faculdade de Medicina. Se deixa levar pelos encantos e o amor de Tiago (Humberto Carrão), que namora e gosta de Letícia (Isabella Santoni). 

Você pode gostar