Por tabata.uchoa

Rio - Se alguém perguntar para qualquer executivo do SBT qual a chance de sair do formato de novelas infantis e investir em outros gêneros, a resposta será sempre a mesma: nenhuma. Isso porque não existe a menor intenção de se alterar o caminho determinado. Fora dessa casinha, só as mexicanas. 

Ao contrário do que muitos possam imaginar, não se trata de uma acomodação. Na verdade, é o que se tem pra hoje! Incapaz de fazer frente ao modelo da Globo e decidida a passar longe do padrão bíblico da Record, o plano é não sair daquilo que foi traçado e que até aqui tem apresentado bons resultados. Para alguns de seus diretores, este é um caminho “inesgotável” e com possibilidades de ser explorado em outros segmentos, incluindo licenciamento e shows.

Desde ‘Carrossel’, em 2012, até a recente ‘Carinha de Anjo’, essas novelas despretensiosas e destinadas às crianças alcançam satisfatórios índices de audiência e servem ainda como opção às produções dos canais concorrentes. A ordem, portanto, é continuar com remakes ou até mesmo roteiros inéditos, sem trabalhar e nem mesmo considerar qualquer outra pretensão.

DANÇA GATINHAS

Rodrigo Faro terá um programa especial, dia 25, Natal, na Record. E com direito à participação de suas filhas, Helena, Maria e Clara, no quadro ‘Dança Gatinho’, que excepcionalmente vai mudar para ‘Dança Gatinhas’.

ESTÁ FORA

O diretor Marcus Pimenta anunciou, quarta-feira, a sua saída do programa ‘Zorra’. Ele continua na Globo e o retorno às novelas aparece como caminho mais provável. ‘Avenida Brasil’ e ‘Joia Rara’ foram alguns de seus trabalhos.

FUSÃO

Na Globo, em janeiro, ‘Mais Forte que o Mundo’ vai se chamar apenas ‘Aldo’.
O filme sobre o lutador José Aldo irá ao ar em quatro capítulos e também terá uma parte reservada a documentário, com participação do jornalismo da casa.

À PROCURA DE UM TÍTULO

Como já informado, a Globo não vai utilizar ‘À Flor da Pele’ como título da próxima novela das nove da Glória Perez. Outras possibilidades estão sendo estudadas, entre elas, ‘Flor do Querer’. Se não for isso, será algo bem próximo.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Quanto tempo o Grupo Record levaria para transformar a Record News numa GloboNews? Existe essa pretensão, por conta de uma solicitação do alto comando, mas ninguém sabe ao certo quanto tempo isso vai consumir e se a coisa vai ser mesmo levada a sério. Além de investimentos na programação haveria a necessidade de se buscar bons profissionais no mercado.

BOLA DENTRO

Importante reconhecer o acerto deste departamento de teledramaturgia conduzido pelo experiente Reynaldo Boury e por Iris Abravanel. O SBT arquivou o desejo de ter duas novelas inéditas no ar, porém, dentro de suas condições, tem se esforçado para manter ao menos uma e também se colocar como opção para o mercado de trabalho.

TEM UM PREÇO

Ao optar pelo universo infantil, o SBT se viu obrigado a se afastar de alternativas que já existiam, entre elas as obras do acervo de Janete Clair, roteiros de radioteatro e radionovelas, adquiridas em 2008. Só ‘Vende-se um Véu de Noiva’ foi realizada, de um total de 35 trabalhos.

É INEVITÁVEL

Resta saber até quando irá o bom momento de novelas como ‘Carinha de Anjo’ no SBT. Porque, apesar de entenderem que o gênero é inesgotável, em determinado momento haverá um desgaste. Algo inclusive que já se nota nas novelas bíblicas da Record.

'O RICO E LÁZARO'

Milena Toscano já está pronta para viver a protagonista de ‘O Rico e Lázaro’, a próxima novela bíblica da Record, com estreia prevista para fevereiro. Trocou a cor do cabelo e iniciou o processo de preparação, para gravar as primeiras cenas em janeiro. Joana, sua personagem, estará relacionada à história de Jó. Dudu Azevedo, também protagonista, será o seu par romântico.

Você pode gostar