Coluna do Aposentado: Sindicato oferece consignado com juros mais baixos

Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos no Rio, ligado à Força Sindical, passou a oferecer crédito consignado para seus associados no estado

Por O Dia

Rio - O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos no Rio, ligado à Força Sindical, passou a oferecer crédito consignado para seus associados no estado. O serviço começou a ser operado em 25 de janeiro, na sede da entidade, no Centro. É uma parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Os juros cobrados para operações de crédito com desconto em folha variam de 1,60% a 2,14% ao ano. O prazo de pagamento vai de seis a 72 meses. Atualmente, o teto estabelecido pela Previdência é de 2,34% ao ano com prazo de até seis anos (72 meses) para pagar.

O acordo de cooperação firmado entre o sindicato e o Sicoob foi a saída encontrada pela coordenação-geral da entidade no Rio, enquanto não sai a autorização do Banco Central para que a cooperativa de crédito mantida em São Paulo — a Cooperativa de Crédito Mútuo (Coopernapi) — possa atuar também no Estado do Rio. Além do crédito consignado, a parceria oferece seguros e consórcios.

“Enquanto o BC não autoriza a nossa cooperativa, vamos trabalhando por meio de acordo de cooperação com o Sicoob. Assim, temos condições de oferecer mais serviços para os aposentados. Trabalhamos com taxas diferenciados para os nossos associados”, explica Rafael Zibelli Neto (foto), coordenador-geral do sindicato no Rio.

Os empréstimos são direcionados para os cerca de 25 mil associados que a entidade tem no estado. Segundo Zibelli Neto, é preciso se sindicalizar para ter acesso ao crédito. Ao assinar a ficha de participante, os aposentados e pensionistas passam a contribuir com 0,5% do benefício mensal para o sindicato. O próximo passo, afirma o dirigente, é levar o serviço a outras sedes do sindicato como Niterói e Volta Redonda.

O dirigente afirma que a iniciativa é mais uma opção que os aposentados no Rio têm para pegar empréstimos. Atualmente, segundo a lista do Ministério do Trabalho e Previdência Social, são 46 instituições financeiras conveniadas e aptas a oferecer empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do INSS. Os juros mais baixos encontrados na planilha são de 0,84% em operações de até três meses para quitar o empréstimo.

De acordo com a listagem, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Aposentados, Pensionistas e Idosos ligados ao Sindicato Nacional dos Aposentados (Sicoob Coopernapi) em SP trabalha com taxas que variam de 2,04% ao mês a 2,23% ao mês. Os pagamentos podem ser feitos entre seis e 72 parcelas.

NO CENTRO DO RIO

A sede do Sindicato Nacional dos Aposentados fica no Centro da cidade. O prédio é no Mercado das Flores, número 5, na Praça Olavo Bilac, próximo à Rua Uruguaiana. O atendimento no local é feito por pessoal do Sicoob todas às terças e quintas-feiras das 9h às 17h30. Mais informações pelo telefone (21) 3852-3741 ou pelo e-mail riodejaneiro@sindnapi.org.br.?

MODELO DE SÃO PAULO

O sindicato tenta implementar a cooperativa de crédito na sede do Rio há mais de três anos. A ideia era que funcionasse como um banco, oferecendo serviços de conta corrente, pagamento de contas de luz, gás e telefone. Os aposentados também poderiam receber os benefícios por lá. O modelo no Rio seguiria o mesmo que funciona em São Paulo.

Últimas de Economia