Democracia se faz com troca de ideias

A maior parte do que você vai receber na sua linha do tempo será de posições semelhantes àquelas que você compartilha e comenta

Por O Dia

Rio - Não poderia deixar de dar um pitaco sobre discussões políticas nas redes sociais. Muito resumidamente, vamos lembrar que o Facebook, por exemplo, está o tempo todo filtrando o que você publica na rede. A ideia nem é censura exatamente, mas encontrar grupos de interesses afins e, com isso, não perder tempo oferecendo a mesma publicidade para todo mundo. Assim, o sistema de anúncios nunca vai me apresentar produtos relacionados ao Flamengo, por exemplo... Seria inútil. Cada usuário tem que ser um bom negócio sem perda de tempo.

Quanto às discussões políticas, acontece algo do mesmo tipo. A maior parte do que você vai receber na sua linha do tempo será de posições semelhantes àquelas que você compartilha e comenta. O objetivo, como disse, é deixar todos felizes e crentes que estão resolvendo os problemas do país. Mas não é bem assim. Esses filtros todos acabam dificultando a troca real de ideias, e é como se todos ficassem apenas numa conversa de compadres, sem debate, sem novas ideias e com muito pouca inteligência envolvida.

Papa Francisco publica primeira foto em seu perfil no InstagramReprodução Internet

E o Papa Francisco estreou ontem sua conta na rede social Instagram, que pode ser vista no perfil @franciscus. A esta altura, já deve estar batendo um milhão de seguidores. A primeira foto (ao lado) veio acompanhada de um pedido significativo: “Rezem por mim”.

Vá entender...
Foi há nada menos que três anos que a presidente Dilma ficou sabendo que suas ligações telefônicas eram rastreadas e grampeadas pelo governo dos EUA. O que você faria no lugar dela? Continuaria usando a rede abertamente ou passaria a usar criptografia? Pois é.... É dificil entender.

Cuidado com o drone
Dia desses vi um drone passeando muito perto da cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont. É um perigo. Anteontem, um Airbus A380 da empresa aérea alemã Lufhtansa quase colidiu com um drone quando chegava ao aeroporto de Los Angeles. O avião estava a 1.525 metros de altitude. Foi só um susto, mas fica o alerta.

O verdadeiro amigo da onça
O site Gawker terá de pagar US$ 115 milhões ao ex-lutador Hulk Hogan, de 62 anos, por ter divulgado um vídeo em que o fortão aparece em cenas muito íntimas com a esposa de um amigo. Bobagem, né? As imagens, claro, bombaram na rede, e Hogan disse que se sentiu humilhado.

Vamos usar o celular até o fim
Parece que há uma crise por aí, refletindo-se, por exemplo, na queda nas vendas de smartphones em 2015. Foram 47 milhões de unidades, ou 13,4% menos que no ano anterior. Trocar de aparelho, então, é coisa do passado. Na média, o consumidor levava um ano e meio para mudar de celular. Agora, são dois anos.

Lá vêm os freios automáticos
Autoridades e montadoras dos EUA assinaram um compromisso garantindo que, daqui a seis anos, 99% dos carros novos daquele país vão usar o freio de emergência automático (AEB), que entra em ação quando sensores do veículo detectam a possiblidade de acidente. Ver para crer.

Últimas de Economia