Receita libera mais um lote da malha fina do Imposto de Renda

Restituições residuais são de 2008 a 2015. Crédito bancário totaliza R$ 230 milhões

Por O Dia

Rio - A Receita Federal liberou para consulta mais um lote de restituições do Imposto de Renda de contribuintes que caíram na malha fina. As restituições residuais são referentes aos exercícios de 2008 a 2015. O crédito bancário para 115.124 contribuintes será realizado no próximo dia 15, totalizando R$230 milhões.

Para saber se têm restituição a receber, os contribuintes devem acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone 146. O órgão disponibiliza também aplicativo para tablets e smartphones, facilitando consulta às declarações do Imposto de Renda Pessoa Física e situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física - CPF.

Clique aqui e confira as datas e valores

O crédito ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer o pedido para liberação do montante por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Dirpf.

Aqueles que têm algum valor a ser creditado e não receberem dentro do prazo poderão entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização. Confira na tabala abaixo os montantes de restituição e a Taxa Selic aplicada. Mais informações disponíveis no site https://idg.receita.fazenda.gov.br

Últimas de Economia