Sucesso nos Negócios: Empreender é uma boa opção

Com apoio de parceiros, os especialistas do Sebrae podem ajudar empreendedores com pendências

Por O Dia

Rio - Empreender é o sonho de muita gente. A crise econômica aliada ao aumento do desemprego aceleraram a concretização desse sonho e abrir um negócio próprio passou a ser uma solução para continuar no mercado de trabalho. Quem atua na informalidade tem agora a chance de regularizar sua situação e se capacitar gratuitamente. O Sebrae realiza em todo estado a oitava Semana do MEI com atendimentos e oficinas para microempreendedores individuais e potenciais empresários. Com apoio de parceiros, os especialistas do Sebrae podem ajudar empreendedores com pendências. 


PERGUNTA E RESPOSTA

Tenho ouvido falar muito sobre a Semana do MEI e gostaria de saber se as atividades são somente para quem já se formalizou ou se posso participar. Faço cupcakes, que, modéstia à parte, fazem sucesso na vizinhança e penso em virar microempreendedor individual. Sônia Santana, Jardim Primavera.

Prezada Sônia, ótima decisão e excelente oportunidade para você! A Semana do MEI, que está na oitava edição, oferece atendimentos e capacitações tanto para quem já se tornou microempreendedor individual quanto para potenciais empresários, como no seu caso. Um dos objetivos da Semana é estimular a legalização de quem atua na informalidade e muitas pessoas já saem de lá com registro.
Para ser enquadrado como microempreendedor individual você deverá ter faturamento de até R$ 60 mil por ano e poderá contratar um empregado. O MEI conta com algumas facilidades, como menos burocracia para abrir o negócio e comercializar produtos/serviços com emissão de nota fiscal, o que permitirá que você forneça para empresas e bufês, por exemplo. Além disso, o MEI tem direito a benefícios como licença-maternidade e aposentadoria.

Até o próximo sábado, em Duque de Caxias, serão promovidas oficinas gratuitas - SEI Planejar (importância do planejamento), SEI Vender (conceito de mercado, concorrentes, marketing e clientes), SEI Controlar meu dinheiro (controle de caixa) e palestras sobre temas variados e atuais, como o uso das redes sociais nos negócios e inovação para o empreendedorismo.

Empreendedores com pendências também poderão regularizá-las. Os especialistas do Sebrae/RJ e equipes do INSS, da prefeitura e de outros órgãos envolvidos na gestão de negócios estão à disposição para auxiliar a resolver todas as demandas. A 8ª Semana do MEI é realizada em diversos pontos do Estado do Rio de Janeiro e você pode ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800 e ter informações sobre os locais.

Últimas de Economia