Saiba como superar a crise mesmo cortando custos

Psicólogo e coach, Sergio Behnken, aconselha a aproveitarmos o momento para investir no desenvolvimento pessoal e profissional

Por O Dia

Rio - Em tempos de crise financeira e em que a taxa de desemprego fechou o primeiro trimestre de 2016 em 10,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superar é preciso. Mas como evoluir quando a ordem é cortar custos?

No primeiro trimestre deste ano, taxa de desemprego no Brasil subiu para 10,9%Camila Domingues/Palácio Piratini/Divulgação

De acordo com o psicólogo e coach, Sergio Behnken, atualmente existem muitas possibilidades graças ao advento da Internet e a tão falada crise pode ser um momento para investir no desenvolvimento pessoal e profissional. "Mesmo que a pessoa não tenha um aporte financeiro, ela pode fazer cursos online gratuitos ou então buscar igrejas, ONGs ou associações que ofereçam este tipo de serviço", disse. 

Ainda de acordo com o psicólogo, a postura emocional diante da situação de desemprego ou dificuldades financeiras também é determinante para uma empreitada vitoriosa. "A motivação é intrínseca e particular. Para cada ser humano ela se dá de forma diferente. Em nossa cultura, somos estimulados a sermos reativos. A esperar algo acontecer para depois agir. Porém, é bom trabalharmos a nossa resiliência, que nada mais é do que manter o foco independente das adversidades. O mercado de trabalho valoriza cada vez mais essa característica".  

Sergio BehnkenDivulgação/ Milla Magri

Para se manter focado e otimizar os escassos recursos durante a crise, elaborar um plano de ação é essencial. "A pessoa deve se perguntar como aproveitar esse momento para alavancar a própria carreira. É procurando um novo emprego? É abrindo o próprio negócio? É estudando para concurso? E a partir daí ir traçando objetivos e metas. Com isso, a pessoa vai ficando mais segura e empoderada, buscando cada vez mais investir em si própria. Um ciclo vicioso do bem", comenta o especialista. 

No mercado de trabalho, o peso da atitude vem aumentando muito. Portanto, para conquistar a tão sonhada vaga ter atitude faz toda a diferença. "Seja pró-ativo, procure entender o mercado, veja as falhas dos concorrentes, entenda a necessidade dos clientes. É através destas análises que se cria um diferencial".

Passo a passo para crescer na carreira

Com a ajuda do especialista Sergio Behnken, montamos um passo a passo para nortear o caminho desta empreitada rumo ao sucesso. Isso não é uma receita de bolo, e sim, uma possibilidade de como começar uma mudança.

1 - Faça uma autoavaliação. Os questionamentos vão variar de acordo com o seu caso. Já teve um emprego? Se sim, o que aconteceu para você ter saído dele? Seja sincero com você mesmo neste momento.

2 - Avalie o que você tem de bom e como você pode aprimorar isso. "O que você percebeu que faz muito bem e gostaria de potencializar?", questiona Sergio Behnken. O passo dois corresponde a isso. 

3 - Avalie seus pontos fracos e os melhore. "Veja no que você pisou na bola. Foi na área técnica? Nos relacionamentos com as pessoas?", diz Sergio. Neste momento é preciso ser muito sincero consigo mesmo. E isso não é fácil. Caso o processo seja difícil procure ajuda de um profissional. 

4 - Olhe para fora. Nessa fase é preciso se perguntar: Onde você quer chegar? Como quer se posicionar? Procure ver as possibilidades de crescimento. Pense fora da caixinha.   

5- Monte sua estratégia. Após as etapas anteriores, analise quais atitudes você deve tomar para colocar seus objetivos em prática.

Recicle-se

Em momentos difícies, se reiventar é preciso. Pensando nisso, O DIA elaborou uma lista de cursos e palestras para você se reciclar. 

- A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece alguns cursos online gratuitos. Mais informações: https://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos 

- A Endevor Brasil também mantem um portal com diversos cursos gratuitos focados para empreendedores. https://endeavor.org.br/cursos/ 

- O Sebrae tem uma cartela de cursos bastante extensa. A instituição oferece cursos tanto presencial quanto online. Confira mais em: https://www.sebrae.com.br/ ou https://ead.sebrae.com.br/

- Para quem gosta de assistir vídeos, o canal no Youtube Mestre Academy trás dicas muito bacanas sobre produtividade, empreendedorismo, marketing, entre outros. https://www.youtube.com/channel/UCcRBRk7peqAEbro0PchYC0w/featured

- Se você curte estudar online um bom site é o TED. A ferramenta reúne palestras com especialistas do mundo inteiro sobre diversos temas. Em inglês. https://www.ted.com  

- A Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou sete cursos online, voltado para empreendedores, através da plataforma Veduca: https://www.veduca.com.br/

Para procurar emprego

Portela Dá Trabalho

A Azul e Branco de Madureira oferece 1.200 vagas na próxima terça-feira. A 38ª edição do projeto contará com a presença de profissionais de recursos humanos de 13 empresas, que estarão entrevistando os candidatos.

Programa Mais Emprego

O Ministério do Trabalho e Emprego mantem o programa Mais Emprego. As vagas podem ser consultadas através do portal: https://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml 

Temporário para os jogos Olímpicos 2016

Mais de 8 mil vagas de trabalho temporário estão disponíveis para atuação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro.? Para concorrer às vagas, é necessário fazer cadastro no site www.maisvagasrio.com.br.

Últimas de Economia