Segundo lote do IR estará disponível para consulta nesta sexta-feira

Restituições serão pagas pela ordem de entrega, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões

Por O Dia

Rio - A consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais, malha fina, de 2008 a 2015, estarão disponíveis nesta sexta-feira pela Receita Federal, a partir das 9h. Neste lote, 1.490.266 contribuintes serão ressarcido, somando mais de R$ 2,5 bilhões. O pagamento sai até o dia 15 de julho.

Para saber se teve a declaração liberada no lote multiexercício, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (telefone 146). O órgão disponibiliza ainda aplicativo para tablets, smartphones, que facilitam a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

Restituições serão pagas pela ordem de entrega, desde que o documento tenha sido enviado sem erros Reprodução

Na ordem de recebimento, tiveram prioridade idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Restituições também serão pagas pela ordem de entrega, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões. Normalmente, sete lotes são liberados do IR entre julho e dezembro.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Últimas de Economia