Edital para o TCM sairá na próxima segunda-feira

Serão 18 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Salário é de R$ 10 mil

Por O Dia

Rio - O Tribunal de Contas do Município do Rio (TCM) define os últimos detalhes do concurso para a publicação do edital que visa preencher 18 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva. O documento está previsto sair na próxima segunda-feira. O cargo oferecido é o de Técnico de Controle Externo, que exige Nível Médio, e tem remuneração inicial de R$ 10 mil.

“Este é um grande achado entre os cargos públicos”, diz Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso. O especialista avalia que a concorrência para o certame será “pesada” e vai atrair concurseiros bem preparados que estão estudando para outras áreas. “Fazer uma preparação séria é indispensável. A prova está prevista para outubro”, diz.

De acordo com ele, a banca organizadora é a Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que já promoveu concursos para a Polícia Civil do Rio de Janeiro, Comlurb, várias prefeituras e Câmaras Municipais.

Ludmila Reis%2C do Concurso Virtual%2C está em busca de estabilidadeDivulgação

“Essa é uma banca com uma produtividade relativa, mas que vem ganhando algum mercado no Rio de Janeiro. A prova não é considerada de alta complexidade, as questões possuem modelos variados, incluindo associação de colunas, preenchimento de lacunas e outras formas de aferição de conhecimento”, esclarece. “O fator limitador para o candidato bem preparado não será a prova, mas a qualidade da concorrência, variável que o candidato não controla”, avalia.

Vinícius Portela, professor de Direito Tributário e Financeiro do Concurso Virtual, diz que é fundamental a leitura da redação literal dos dispositivos constitucionais, da LRF (LC 101/2000) e da lei 4.320/64.
“A banca do concurso gosta de trabalhar com questões que repetem os dispositivos legais alterando seu significado ou conteúdo ou trocando palavras”, dá a dica.

A possibilidade de entrar para o TCM tem feito Ludmila Reis, 31 anos, aluna do Concurso Virtual, manter o foco. “Estou estudando há cinco meses para concursos e me sinto cada vez mais estimulada para conseguir estabilidade financeira”, afirma a candidata.


Candidato deve estudar muito para prova discursiva

Um dos concursos mais aguardados pelos concurseiros, o do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, deve publicar o edital em breve. Serão oferecidas 18 vagas para provimento do cargo de Técnico de Controle Externo e exigirá Nível Médio de escolaridade. No entanto, há quem diga que mais vagas podem ser oferecidas e, com certeza, muitos aprovados serão chamados, pois o TCM tem o histórico de muitas convocações.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi escolhido como organizador. Assim, o candidato já tem um norte para direcionar os seus estudos. Quem vai começar agora, o ideal é conjugar estudo teórico com treinamento intensivo de questões de concursos anteriores, principalmente em matérias que foram conteúdo de provas do IBFC.

Arrisco dizer ainda que a concorrência será muito alta, porém, poucos candidatos fazem a diferença. E, esses poucos, mantêm qualidade no estudos. O candidato que deseja estudar para esse concurso já pode se preparar baseado nas informações divulgadas pela instituição.

As disciplinas que serão cobradas nas provas serão Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Financeiro, Controle Externo, Ciências da Administração e Administração financeira orçamentária. Além da prova objetiva, o concurso do TCM terá prova discursiva. Nela será cobrada a elaboração de alguma correspondência oficial ou memorando ou carta.

Para se sair bem na discursiva, o ideal é estudar a disciplina redação oficial para saber os padrões. Uma excelente fonte é o Manual de Redação Oficial da Presidência, que é encontrado gratuitamente no site do Planalto. No mais, muita organização e disciplina são fundamentais para sair à frente de milhares de candidatos.

Claudia Jones, jornalista do site Qconcursos.com


Últimas de Economia