Projeto fornece capacitação para tornar negócios mais rentáveis e inovadores

Escola exibe documentário sobre empreendedores fluminenses que incorporam práticas sustentáveis

Por O Dia

Rio - Uma ponte entre a educação e o empreendedorismo, com geração de renda e inclusão social. Nesta quinta-feira, uma cerimônia de formatura vai reunir 14 alunos do Curso de Capacitação em Modelos de Negócios Canvas para Microempreendedores, do Projeto Ressignificando o Futuro. Eles receberam qualificação durante quatro meses com ferramentas que ajudaram a tornar seu trabalho mais rentável e inovador. Além dos importantes conhecimentos em gestão, agregaram valor ao seu negócio.

Após a formatura, será exibido documentário do PNUD – programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – sobre 16 empreendedores fluminenses que utilizam práticas sustentáveis em seus negócios. Eles são protagonistas de CenaRIO, uma produção que integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do PNUD. Dois deles foram capacitados pelo projeto Ressignificando o Futuro, da Escola Nacional de Seguros.

Artesão Julio César de Moraes, 56 anos, morador do Vidigal, ao lado do filho Ricardo, confecciona bolsas, cintos, pulseiras, brincos e peças em macramê utilizando material reciclado, como garrafas PET e caixas de leiteDivulgação

Esse é o caso do artesão Julio César de Moraes, 56 anos, morador do Vidigal. Ao lado do filho Ricardo, ele confecciona bolsas, cintos, pulseiras, brincos e peças em macramê utilizando material reciclado, como garrafas PET e caixas de leite. A sustentabilidade é a base do negócio, que já conta com clientes em outros estados.

“Esse trabalho começou como uma terapia e foi tomando corpo, com a procura cada vez maior pelas peças. Mas não tínhamos ideia de como administrar o negócio, de forma a crescer e ganhar novos mercados. O Ressignificando o Futuro foi um divisor de águas. Aprendemos a usar os canais de distribuição e começamos a participar de feiras e eventos. Hoje temos segurança para avançar como empreendedores”, diz Julio César.

Últimas de Economia