Desemprego sobe, mas há vagas de trabalho no Rio

Em todo estado são mais de 2,6 mil oportunidades de emprego

Por O Dia

Rio - Apesar do desemprego ter atingido 931 mil pessoas no estado, marcando 11,4% no segundo trimestre do ano, segundo pesquisa do IBGE, há alternativas para quem busca recolocação no mercado. Nas secretarias municipal e estadual de Trabalho, por exemplo, existem 1.364 oportunidades de emprego em vários setores. E na iniciativa privada, outras 1,2 mil.

Na pasta da prefeitura, há oportunidades disponíveis para ajudante de cozinha, atendente de balcão, auxiliar de limpeza, empacotador, entre outras. Entre as vagas oferecidas pela secretaria ligada ao governo do estado estão as de repositor de mercadorias, operador de telemarketing, faxineiro e servente de limpeza. As chances são para ambos os sexos e exigem formação entre o Ensino Fundamental incompleto e o Superior Completo.

As inscrições podem ser feitas em postos do Sine em todo o estadoAgência O Dia

Mas não são somente os órgãos do governo que oferecem chances de empregos. Na iniciativa privada também há 1.250 oportunidades de trabalho. No dia 23, a Portela fará a 45ª edição do projeto ‘Portela Dá Trabalho’, quando interessados poderão se cadastrar para disputar uma das 1,2 mil vagas para todos os níveis de escolaridade. Do total, 400 são para direcionadas a pessoas com deficiência (PCDs).

O candidato precisa comparecer à sede da Portela, na Rua Clara Nunes 81, das 9h às 14h, com carteira de trabalho, currículo, uma foto 3x4, comprovante de residência, título de eleitor, declaração de escolaridade e certificado de reservista.

A rede Caçula também seleciona candidatos para sua nova loja, com inauguração prevista para outubro, no Shopping Itaboraí Plaza. São 50 postos para a função de operador de loja.

Há vagas para homens e mulheres, que devem ter Segundo Grau completo. Os currículos devem ser enviados ao departamento de Recursos Humanos da Caçula, por meio do e-mail rh@cacula.com ou também podem ser entregues em qualquer uma das lojas da empresa no Rio de Janeiro.

De olho nas chances, os candidatos devem se preparar e tomar algumas precauções, como evitar erros de gramática no currículo, não usar roupas decotadas ou curtas, bonés, óculos escuros, entre outras dicas.

“Empresas buscam quem tem autonomia e iniciativa. Muitas companhia têm porte pequeno, por isso precisam de pessoal com atitude para resolver problemas e desempenhar tarefas”, orienta Michelle Digiácomo, proprietária da Contato Gestão de Pessoas.

Veja onde se inscrever

- Secretaria Estadual

As inscrições podem ser feitas nos postos SINE/Setrab ou pelo site https://www.rj.gov.br/web/setrab.

- Postos da Secretaria Municipal de Trabalho

Tijuca
Rua Camaragibe, 25, (de 8h às 17h).

Jacarepaguá
Estrada do Guerenguê, 1.630,
(de 9h às 16h30min).

Campo Grande
Rua Barcelos Domingos, 162,
(de 8h às 17h).

Ilha do governador
Estrada do Dendê, 2.080,
(de 8h às 17h).

Engenho Novo
Rua 24 de Maio, 931, Eng. Novo
(de 9h às 17h).

Gamboa
Rua da América, 81, (de 9h às 17h).

Centro
Avenida Presidente Vargas, 1997, - unidade destinada à pessoas com deficiência (das 8h às 17h).

Guadalupe
R. Luiz Cavalcanti, 576, (de 8h às 17h).

Últimas de Economia