Por thiago.antunes

Rio - Comprar presentes é uma tarefa complexa. É sempre muito difícil descobrir “aquilo” que o presenteado gostaria de ganhar. Ainda mais os filhos que se empolgam em agradar os seus pais e às vezes não compram de maneira correta.

Optar por lembranças menos pessoais e que não tenham necessidade de “tamanhos” pode ser uma excelente ideia para aqueles que não conhecem exatamente as medidas do presenteado, por exemplo.

É uma maneira menos estressante de presentear. Felizmente, atualmente as trocas dos presentes repetidos ou dos que não serviram, podem ser feitas na maioria dos estabelecimentos comerciais.  No entanto, os lojistas não são obrigados por lei a trocarem se não houve defeito na peça.

Pergunta e resposta

“Ganhei uma camisa muito bonita de presente de minha filha no Dia dos Pais mas que não serviu em mim. Gostaria de trocar o produto, mas ela comprou em uma loja em outro estado . É possível?” Marco Aurélio , Campo Grande

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não prevê, especificamente, a possibilidade de troca de um produto pelo simples fato de o consumidor não ter ficado satisfeito com ele. Ou seja: se você ganhou uma peça de roupa que não lhe agradou, um calçado que não lhe serviu pelo tamanho, a princípio, o fornecedor não está obrigado a trocar o produto.

Pelo CDC, a troca só é permitida em caso de defeito na mercadoria. Se o presente não agradou, não serviu ou não era bem da cor esperada, o jeito é contar com a boa vontade e colaboração do lojista.

Mas a troca apesar de não ser obrigação do comerciante quando não há defeito, é uma praxe de mercado, desde que, não tenha sido retirada a etiqueta da loja e o produto esteja íntegro sem sinais de uso.

Esta prática tornou se maior no comercio pela própria competitividade entre as lojas e a grande maioria dos comerciantes, passaram a dar mais importância à satisfação do consumidor, por isso a possibilidade da troca tornou-se comum.

No seu caso, se o presente foi comprado em outro estado em uma rede de lojas de atendimento nacional, que tenha filiais em diversas cidades, inclusive próximo onde você mora, então poderá pleitear uma troca nesta filial. Mas isto também não é garantido.

Quintarelli é consultor do Grupo AZO

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