Por bianca.lobianco

Rio - Além de crédito consignado, seguros e consórcios, a parceria do Sindicato Nacional dos Aposentados no Rio, ligado à Força Sindical, com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) já oferece os demais serviços de uma agência bancária.

Desde o dia 22 de setembro, aposentados e pensionistas do INSS, além do público em geral, podem abrir conta corrente, fazer pagamento de contas de luz, gás e telefone na agência da cooperativa.

Os segurados da Previdência também têm a opção de passar a receber os benefícios por lá. A agência administrada pelo Sicoob funciona na Rua Buenos Aires 59, no Centro.

Há três anos, o sindicato tenta implementar a cooperativa de crédito na sede do Rio para funcionar como um banco. O modelo daqui segue o mesmo que já funciona na entidade sindical em São Paulo.

De acordo com Rafael Zibelli Neto (foto), coordenador-geral do sindicato no Rio, a parceria também possibilita que o aposentado tenha cartão de crédito e limite no cheque especial com juros mais baixos. Ele explica que se o segurado fizer a portabilidade, ou seja, transferir a sua conta para receber o benefício pela cooperativa, os juros do cartão ficam em 5,82% ao mês e não há cobrança de taxas por 10 dias. Já os juros do cheque especial para pessoa física são de 7,82% ao mês.

“O aposentado interessado em participar da nossa cooperativa paga R$ 15 pela adesão, sendo que o sindicalizado fica isento desse pagamento. E passa a fazer uma contribuição de 1% de sua renda que ficará numa conta remunerada. Quando a cooperativa registrar ‘sobra’, ela será repartida com todos os participantes”, explica o coordenador-geral.

As operações de crédito consignado são oferecidas pelo sindicato desde o começo do ano. Os juros cobrados na modalidade com desconto em folha de pagamento variam de 1,60% a 2,14% ao ano. O prazo de pagamento vai de seis a 72 meses.

Atualmente, o teto estabelecido pela Previdência é de 2,34% ao ano com prazo máximo de seis anos (72 meses) para pagar.

Na agência da cooperativa da Buenos Aires, o atendimento é feito de segunda à sexta-feira de 9h às 17h30. Mas o sindicato continua oferecendo empréstimo consignado na sua sede no Mercado das Flores, número 5, na Praça Olavo Bilac, próximo à Rua Uruguaiana, todas às terças e quintas-feiras das 9h às 17h30.

Mais informações sobre os serviços pelo telefone (21) 3852-3741 ou pelo e-mail [email protected]

Você pode gostar