Trabalhador nascido em outubro já pode sacar abono do PIS/Pasep

Servidores públicos com matrícula final 3 também estão aptos a receber o benefício

Por O Dia

Rio - Os trabalhadores nascidos no mês de outubro já podem sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano passado. Também serão pagos os servidores públicos com final da inscrição 3, informou o Ministério do Trabalho. Os funcionários da iniciativa privada podem retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa do país. Já os servidores sacam no Banco do Brasil.

O coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges explicou que os recursos ficam disponíveis para saque até 30 de junho de 2017. Mas, ele solicitou que os beneficiários sigam o calendário de saques programado para o PIS/Pasep para evitar tumultos nas agências bancárias.

Trabalhadores da iniciativa privada podem sacar nas agências da CaixaReprodução

Tem direito ao abono ano-base 2015 quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos um mês no ano passado e recebeu remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e o empregador precisa ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais).

Borges lembra ainda que a partir deste ano, o valor do abono passou a ser proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. “Quem trabalhou durante apenas um mês, por exemplo, receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral”, explica.

Trabalhadores e servidores públicos com dúvidas se têm ou não direito ao abono podem conferir na internet se podem sacar os R$ 880. Ferramenta que permite a consulta pode ser acessada por meio do endereço: abonosalarial.mte.gov.br. Basta informar o número do CPF ou do PIS/Pasep, a data de nascimento e o código de segurança gerado pelo próprio sistema.

Últimas de Economia