Indústrias promovem seminário para discutir alternativa de desenvolvimento

O evento promovido pelo Sistema Firjan em parceria com o Grupo Metal Mecânico acontecerá na próxima terça-feira

Por O Dia

Rio - Em tempos de crise, a indústria intensifica a discussão sobre alternativas mais econômicas para evitar o desperdício e melhorar a produtividade. Um conceito que vai fazer parte do seminário ‘Novos caminhos para o desenvolvimento da indústria’, evento promovido na próxima terça-feira pelo Sistema Firjan em parceria com o Grupo Metal Mecânico.

Projeto integrador do Senai teve demandas reais passadas pela indústria FOTOS%3A RENATA MELLO

Na grade de programação, também há palestras sobre a Indústria 4.0, termo que engloba altas tecnologias para automação e aplicação do sistema Lean, que consiste numa produção enxuta para melhorar a competitividade da indústria.

Entre os palestrantes, destaque para Fred Gelli, da Tátil Design de Ideias. Apontado pela Fast Company Magazine como um dos 100 mais criativos do mundo, ele vai falar sobre ‘Como conquistar espaço no mercado e alavancar os negócios através do design’. O evento também vai trazer a apresentação de dez projetos apresentados por alunos do Senai, que desenvolveram tecnologias e soluções a partir de demandas reais da indústria.

Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo, Cláudio Tangari defende o novo perfil do trabalhador, focado no conhecimento, inovação e criatividade. Ele pretende auxiliar, principalmente, as indústrias de pequeno e médio porte no estado do Rio de Janeiro. “As grandes empresas já trazem essa vertente de gestão, porque possuem executivos com maior experiência no mercado. Estamos querendo eliminar o desperdício, com treinamento, capacitação e consultoria. Queremos trazer a inovação para o seminário”, explica.

Embora reconheça o cenário adverso do país, mergulhado numa crise econômica, Tangari acredita que é possível buscar novos rumos. “A realidade atual é difícil para a indústria no Brasil. Estamos querendo ajudar as empresas a implementar medidas para que se tornem mais produtivas. Quem ficar olhando apenas a crise, os juros e os impostos, não vai enxergar o que pode ser feito. Aquelas empresas que apostarem na gestão, produção e tecnologia vão se tornar mais competitivas”, analisa.

Carlos Ferrari Martins, diretor de Engenharia da NFP Automotive, empresa que fabrica colunas de direção para caminhões, carros e ônibus, também defende a busca por soluções criativas para aumentar a produtividade. “Estamos em plena era digital. O nosso desafio é encontrar soluções a partir daí. Precisamos enxergar o desperdício e apostar na tecnologia de ponta”, defende, sintetizando o que vai ser discutido no seminário.

Programação:

10h30 - Abertura 

11h - Inovação por meio do Design

14h - Como melhorar o desempenho das organizações por meio do pensamento Lean

PAINEL LEAN

15h - Experiências, desafios e a importância do envolvimento da liderança e da equipe para o sucesso no processo de implantação do sistema Lean

15h30 - Práticas de implementação do Lean na fabricação de colunas de direção automotiva

INDÚSTRIA 4.0

15h - A Digitalização e a competitividade industrial (Indústria 4.0)

15h30 - A Gestão de Ativos na Indústria 4.0

PAINEL DESIGN

15h - A aplicação de estratégias de Design na busca de soluções inovadoras e competitivas

15h30 – Como inovar em tempos de grandes desafios, por meio de um olhar para o mercado e um olhar para dentro da empresa

16h – Debates

MOSTRA SENAI

A mostra de Projetos Integradores vai apresentar soluções que alunos do Senai desenvolveram a partir de demandas reais da indústria, transformando empresas e formando alunos.

Últimas de Economia