BB vai fechar 40 agências no estado

Banco anuncia reestruturação para reduzir 9 mil vagas de trabalho. Instituição incentivará aposentadoria

Por O Dia

Rio - O Banco do Brasil anunciou ontem conjunto de medidas que entre outros pontos vai fechar 40 agências no Estado do Rio. No total terão as atividade encerradas 402 unidades no país, enquanto 379 passam a ser postos de atendimento bancário.

As mudanças ocorrerão ao longo de 2017. O banco vai reduzir o quadro funcional em 9.072 vagas e vai implementar um Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada para público potencial de até 18 mil bancários que já reúnem condições para se aposentar. A adesão será voluntária.

Clique para ver as agências que fecham

O BB justificou o pacote como forma de ampliar o investimento no atendimento digital e aumentar a eficiência operacional, para se adequar ao novo perfil de clientes. Segundo a direção do Banco do Brasil, os cortes seriam em função da extinção de agências, e por isso há necessidade de reduzir vagas.

No total%2C 402 unidades do BB em todo o país terão as atividade encerradas a partir do ano que vemMarcelo Camargo / ABR

“Esse movimento é, olhando para frente, para deixar o BB mais forte, para fazer o seu papel de banco comercial e também fazer o seu braço social enquanto banco de fomento”, explicou o presidente da instituição, Paulo Caffarelli.

O BB também quer ampliar a quantidade de funcionários que atuam em jornada opcional de trabalho de 6 horas diárias.  Já os bancários temem demissões em massa. Adriana Nalesso, presidente do sindicato da categoria do Rio, considera a medida arbitrária.

“Não houve discussão com os trabalhadores e terá impacto na sociedade. O BB tem um papel social importante, como, o crédito rural. É importante para o desenvolvimento da agricultura familiar. É papel do BB estar em lugares onde bancos privados não se fazem presentes”, argumenta.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo financeiro (Contraf) fará hoje reunião com a direção do banco para estabelecer um calendário de ações.

Cliente será orientado da mudança

O encerramento das agências e as novas medidas só vão ocorrer em 2017. Antes, os clientes da instituição bancária vão receber aviso por meio de canais diversificados, como o hotsite www.bb.com.br/novoatendimento, por SMS, aplicativo para celular, terminais de autoatendimento, além de correspondências e cartazes nas agências.

O banco também divulgou telefones exclusivos para atendimento e esclarecimentos sobre mudanças de agência: 4003-5282 ou 0800 729 5282 para pessoas físicas e 4003-5281 ou 0800 729 5281 para empresas. A central funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h.

A mudança de agência será automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento. Eles vão manter cartões e senhas para transações na nova unidade, mesmo que haja alteração no número da conta.


Últimas de Economia