Uerj faz mostra de estágio em campus virtual

De 1° a 4 de dezembro estudantes poderão conferir estandes online

Por O Dia

Rio - Imagina poder participar de workshops, ter orientação profissional e ainda encontrar vagas de estágio em mais de vinte empresas sem sair de casa. Seria ótimo, não seria? Mas isso será possível graças a novidade deste ano na 12ª Mostra de estágio da Uerj que acontecerá de 1º a 4 de dezembro na plataforma www.mostravirtualuerj.com.br.

A página ficará no ar quatro dias (quinta à domingo), durante 24 horas, quando os estudantes poderão assistir o material disponibilizado e interagir com diferentes empresas. Após o fim do evento, a plataforma vai vincular apenas informações durante um ano. Vai dar ao parceiro da Uerj exposição à sua marca não só em todo o Estado do Rio de Janeiro como em qualquer região do país, sem se limitar ao setor acadêmico, mas para toda a sociedade.

Haverá também um Workshop de Empreendedorismo que tem o intuito de apresentar incubadoras e empresas juniores. A plataforma contará com um espaço virtual para apresentações selecionadas de cunho cultural como bandas, fotografias dentre outras expressões artísticas de produção da comunidade acadêmica da Uerj (Palco Virtual).

Bom relacionamento

Especialista em carreiras, Catia Araújo explica que além do conhecimento adquirido em sala de aula, que será fundamental para o dia a dia do estagiário, é extremamente importante que o candidato saiba se relacionar bem com os colegas de trabalho e gestores. “Ter inteligência emocional é essencial para criar uma carreira solo dentro de uma empresa”, orienta.

Catia também deu dicas de como elaborar um bom currículo. Precisa ser objetivo e o ideal é que todo know-how esteja em apenas uma página. O Português precisa estar impecável e deve ter letra e fontes de tamanho padrão para ser convidativo e gerar ao recrutador o interesse em convocar para a entrevista.

O estudante de Comunicação Social Sérgio Augusto, de 19 anos, pretende participar da feira. “É uma boa oportunidade de conhecer as empresas grandes e conseguir um estágio na minha área. Estou muito confiante”, conta.

Esta é a primeira vez que a Mostra de Estágios passa a ter um ‘campus virtual’. Os estandes das empresas também serão apresentados online, o que, de acordo com a direção da universidade, representa uma redução expressiva na quantidade de material e detritos que não serão desperdiçados em um evento presencial.

Sem contar com a redução de deslocamentos geográficos de pessoas (usuários e palestrantes), promovendo maior possibilidade de participação inclusive com a versão mobile.

Evento reunirá talentos em Copacabana

O começo de dezembro, vai ser quente em Copacabana, e não apenas por conta do calor do verão. O Sistema Fecomércio-RJ vai montar uma minicidade com mais de 15 mil metros quadrados no Posto 2 para divulgar como o setor do comércio de bens e serviços contribui para o desenvolvimento do Rio. Entre 1º e 4 de dezembro, o evento Talentos 2016 reunirá o dinamismo dos cursos do Senac e o ambiente cultural e esportivo do Sesc.

Nos dois primeiros dias haverá o maior desafio de Educação Profissional do estado, que reúne os alunos do Senac em provas para mostrar o que aprenderam nos cursos da instituição. Eles serão avaliados por possíveis empregadores com desafios reais de cada profissão. Os temas contemplados na grande final do Talentos Sesc Senac são Educação, Cultura, Esporte e Sustentabilidade.

A programação também conta com apresentações culturais e experimentação esportiva, além de serviços de bem estar e beleza. Todos os serviços são gratuitos.

Últimas de Economia