Por gabriela.mattos

Rio - O 13º Salário é devido aos empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aposentados, pensionistas e servidores, trabalhadores avulsos, domésticos e o trabalhador rural.

O valor do 13º equivale a 1/12 avos da remuneração mensal multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano. Para saber o valor correspondente a 1 avo, basta dividir o salário por 12. Para ter direito a receber cada avo, terá que ter trabalhado efetivamente, no mínimo, 15 dias do mês. O 13º salário integral corresponde ao valor total.

A gratificação natalina, como também é conhecido o 13º, é esperada durante todo o ano pelos trabalhadores e pela economia. Este ano, cerca de 90 milhões de brasileiros receberão o bônus, que injetará em torno de R$ 200 bilhões na economia.

Pergunta e resposta

É uma boa opção deixar o 13º na poupança?
Letícia, e-mail

Depois de separar uma parte do 13º para pagar contas de começo de ano, como IPVA e IPTU, o momento é de pensar em como fazer o que sobrou render. Fazer uma poupança sempre é boa opção, afinal temos que ser precavidos e ter reserva para contingências, como problemas de saúde, desemprego, acidentes domésticos. Nunca achamos que irá acontecer conosco, mas emergências acontecem.

Ter um mix de investimentos é sempre bom, pois você não coloca todas as suas fichas em uma única cartada. Ter um plano de previdência privada é um investimento no futuro para você e/ou sua família. Ter um recurso na poupança é reserva emergencial. E você pode pesquisar outros produtos no mercado financeiro que lhe dê bons rendimentos, sejam de curto ou longo prazo.

Marta Chaves é gestora nacional do curso de Ciências Contábeis da Estácio.

Você pode gostar