Coluna Profissão Certa: De olho no Fies

Financiamento é a melhor opção para o estudante que precisa pagar a mensalidade de universidades privadas

Por O Dia

Rio - Criado em 1999, o Fies (Financiamento Estudantil do Ensino Superior) é a melhor saída para o estudante que procura crédito para pagar a mensalidade de universidades privadas. Os interessados precisam estar matriculados em uma instituição de ensino superior particular que seja cadastrada no programa e com conceito positivo na avaliação do MEC. Além disso, o estudante não pode ter renda familiar maior que 2,5 salários mínimos, já que o objetivo é ajudar alunos mais pobres. Os candidatos ao Fies devem ter alcançado média no Enem superior a 450 pontos.

Quando assumiu, o governo de Michel Temer causou apreensão ao demorar a repassar as verbas do financiamento para as universidades. Depois de vários meses de atraso, o dinheiro foi depositado. Mas o ministro da Educação, Mendonça Filho, promete mudanças para 2017. Serão novidades para melhor ou para pior? É bom que os estudantes fiquem bastante atentos aos próximos atos do ministro.

MAIS PROCURADAS

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os 5 cursos universitários mais procurados em 2016 foram: Administração, Pedagogia, Direito, Medicina e Educação Física.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO ALUNO

A melhor preparação para o vestibular é sempre em cursos presenciais, o velho e eficiente esquema de alunos e professores em contato direto nas salas de aula. Mas, para quem, por qualquer motivo, não pode frequentar um curso e precisa estudar em casa para o Enem, a tecnologia pode dar uma boa ajuda. São cada vez mais numerosos e confiáveis os sites que preparam o vestibulando para as provas. Há alguns bons recursos gratuitos, como o site ensinomediodigital.fgv.br, da prestigiada Fundação Getúlio Vargas, que tem ótimo conteúdo.

AULAS EM VÍDEO E ANIMAÇÃO

E ntre os sites pagos, há também excelentes opções, como o Aula Livre (aulalivre.net), cheio de recursos como animações, vídeos e textos simples para ajudar o aluno. Outro site desse tipo é o Descomplica (descomplica.com.br), que se apresenta como a maior plataforma de ensino para Enem, Ensino Médio e vestibular do país. A audiência do site é de 12 milhões de estudantes ao mês. Tem mais de 25 mil vídeos com aulas diárias, cobrindo todos os conteúdos do Ensino Médio do nível mais básico até o mais avançado. Para quem quer estudar pela telinha do computador ou celular, não faltam alternativas.

Últimas de Economia