Quase um milhão perdem PIS/Pasep

No Estado do Rio, 78.865 deixaram de retirar os R$ 880 até o fim do ano passado

Por O Dia

Rio - Mais de 950 mil trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos perderam o direito de sacar o abono salarial do programa PIS/Pasep referente a 2014. No Estado do Rio, 78.865 deixaram de retirar os R$ 880 até o fim do ano passado. O prazo terminou dia 30 de dezembro.

Os recursos que não foram sacados voltaram para o FAT, mantido com contribuição das empresas. Os recursos pagam o abono e o seguro-desemprego. De acordo com o Ministério do Trabalho, mais de 22,61 milhões de trabalhadores sacaram o abono ano-base 2014, que correspondem a 95,93% do total com direito ao benefício.

A pasta avaliou que o percentual atingido foi resultado dos duas prorrogações de prazos de recebimento. O ministério solicitou, por duas vezes, que o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que dilatasse o período para saque.

Questionado pelo DIA, o ministério não informou o motivo que fez quase um milhão de trabalhadores não sacarem o abono, apesar de terem sido feitas ações conjuntas com a Caixa e o Banco do Brasil, enviando correspondência, e-mails e divulgando pela internet a relação com os nomes dos trabalhadores com direito ao abono.

Últimas de Economia