Sucesso na Carreira: Forma eficaz de conseguir colocação

Liste a experiência profissional, do último para o primeiro emprego, informando mês e ano da admissão e desligamento para cada função ocupada

Por O Dia

Rio - Um bom currículo faz o candidato se destacar entre os outros e abre portas no mercado. A apresentação é fundamental na disputa de oportunidade de emprego.

Escrever inúmeras páginas com informações irrelevantes ao cargo pretendido e anexar comprovantes de experiência profissional ou cópias de diplomas são sinais de que o candidato não está atualizado.

Liste a experiência profissional, do último para o primeiro emprego, informando mês e ano da admissão e desligamento para cada função ocupada, descrevendo os resultados em cada uma delas.

Ao ser chamado para a entrevista, demonstre muita garra e vontade de aprender. Veja o que fazer para deixar claro como você poderá contribuir para a empresa que oferece a vaga.

Pergunta e resposta

“Enviar currículo para várias empresas ainda é uma boa forma de conseguir um bom emprego?” Marcelo, Tijuca

Olá Marcelo! Sim, enviar currículo para empresas ainda é boa forma de
conseguir emprego. Apenas mudou-se a forma de envio. O currículo impresso foi substituído pelo digital, enviado pela internet e é preciso ter atenção ao conteúdo.

Um bom currículo tem no máximo duas páginas, com o resumo das qualificações e experiências que evidenciem o que o candidato pode fazer pela empresa que pretende ingressar. Portanto, para focar nas informações de interesse, primeiro pesquise na internet dados da companhia e do setor onde ela atua.

Apresente as informações em tópicos iniciando por dados pessoais (nome, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento e estado civil) e objetivo (cargo e área pretendida). Depois cite a formação acadêmica, iniciando pela mais importante.

A seguir liste a experiência profissional, do último para o primeiro emprego, informando mês e ano da admissão e desligamento para cada função ocupada, descrevendo os resultados em cada uma delas. Acrescente as informações de outros cursos - idiomas por nível, informática.

Informe experiência internacional, participação em projetos sociais, esportes que pratica e se há flexibilidade para mudar de cidade. Não coloque informações falsas e ao ser chamado para a entrevista, demonstre vontade de aprender.

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec

Últimas de Economia